Petrobras firma convênios de R$ 1,2 bilhão com universidades

Na próxima semana, a Petrobras firmará convênios e termos de cooperação com 78 universidades brasileiras para a formação de 38 redes temáticas que trabalharão temas de interesse da estatal, como nanotecnologia e meio ambiente. A informação foi dada hoje (5), pelo gerente-geral da Gestão Tecnológica do Cenpes/Petrobras, Carlos Camerini, durante a mesa-redonda “O governo como gerador de demanda e indutor de C&amp.T: o poder de compra”, no Congresso ABIPTI 2006, em Campinas (SP).

Em entrevista ao Gestão C&amp.T online, Camerini explicou que cada rede será composta por, no mínimo, cinco universidades e que cada uma deverá construir uma infra-estrutura que possa suportar as demandas tecnológicas que a Petrobras venha a ter no futuro. As redes também poderão dar bolsas de pesquisa, tanto para os pesquisadores juniores, quanto para alunos de graduação, doutorado ou para professores de universidades. Além disso, terão recursos para contratar pessoas do mercado que tenham capacitação tecnológica e que possam trabalhar nessas pesquisas.&nbsp.
&nbsp.&nbsp.&nbsp.&nbsp.“O que esperamos é que sejam desenvolvidas tecnologias para suprir necessidades que a Petrobras tenha nos seus negócios. A idéia é que ampliemos a articulação que mantemos com as universidades, aprofundando nessas áreas tecnológicas que compõem as redes”, explicou Camerini. D
e acordo com ele, serão disponibilizados, nos próximos três anos, R$ 1,2 bilhão para essas parcerias.&nbsp.&nbsp.&nbsp.

Sobre o Congresso ABIPTI 2006, Camerini disse que o evento já é reconhecido por toda a comunidade de inovação e industrial do país e reúne todos os atores que podem fazer que a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação cresçam no Brasil.&nbsp.&nbsp.
&nbsp.&nbsp.

Fonte: Bianca&nbsp.Torreão, de Campinas, para o Gestão C&amp.T online)