Incubadoras chegam ao interior, mas número reduz no país

Um estudo que será divulgado pelo MCTI revela que as incubadoras de empresas de base tecnológica passam por um momento de interiorização. Nas 27 unidades da federação, há 384 incubadoras, sendo 45% delas instaladas em capitais. O documento ?Estudo, Análise e Proposições sobre as Incubadoras de Empresas no Brasil” mostrou que 55% das empresas incubadas inovam para o mercado nacional, enquanto 28% inovam para o mercado local e 15% disseram produzir inovações em âmbito mundial.

De acordo com a economista e coordenadora do estudo, Maria Alice Lahorgue, esse processo de interiorização está ligado à política do governo de descentralizar a criação de universidades. ?As incubadoras são ligadas diretamente às universidades. Nos próximos dois anos nós teremos uma nova leva de interiorização com a criação de novos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, que estão sendo instalados basicamente no interior”, afirmou.

Fonte: Inovação Unicamp