Projetos inovadores marcam o primeiro dia de exposição no estande ABIPTI

Fonte: Agência Gestão CT&I

Expositores de vários institutos de pesquisa associados à ABIPTI participam do estande da Associação durante 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento, que foi aberto nesta terça-feira (16), em Brasília (DF), pretende mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T).

Durante o encontro, no estande da ABIPTI, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer 16 projetos desenvolvidos por 13 associados. O secretário-geral assistente para Coordenação Política e Assuntos Interagenciais da Organização das Nações Unidas (ONU), Thomas Stelzer, foi recebido no espaço pela presidente da Associação, Isa Assef.

Para a dirigente da ABIPTI, a diversidade e a qualidade dos trabalhos apresentados pelo estande da instituição demonstram o compromisso dos membros associados em difundir a ciência. “Isso é uma forma de despertar o interesse de jovens pela área e, também, mostrar o caminho para que possamos ser um país desenvolvido”, destacou.

O espaço reúne projetos do Instituto de Pesquisas Eldorado de Campinas (SP), que traz a inovação de um circuito integrado de TV digital, e da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), de Porto Alegre (RS), que destaca o uso da cinza volante na construção civil.

Outro destaque é a parceria entre o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), de Salvador (BA), em um projeto que agrega valores à cadeia produtiva do couro com a adoção de novas tecnologias verdes, entre outros trabalhos.