Aluno vencedor do Desafio Unicamp 2012 receberá formação em empresas da Ibero-América graças à RedEmprendia

Santiago de Compostela, 20 de fevereiro de 2013

Um total de 7 universitários brasileiros participarão este ano no programa “Novos Empreendedores: Aprendendo a Empreender” (NEAE 2013) da RedEmprendia, que nesta segunda edição atribui 39 bolsas de formação para jovens empreendedores do Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México e Portugal. Os empreendedores poderão adquirir experiência sobre gestão empresarial através de estágios em pequenas e médias empresas da região ibero-americana. “Novos Empreendedores: Aprendendo a Empreender” é uma iniciativa da RedEmprendia, com o patrocínio do Banco Santander através da sua Divisão Global Santander Universidades e dirigida às 20 universidades que fazem parte da rede universitária.

Beneficiários de três universidades brasileiras

A Universidade de São Paulo, a Universidade Estadual de Campinas e a Universidade Federal Rio Grande do Sul são as três universidades brasileiras parceiras, atualmente, da RedEmprendia. Delas vêm os universitários bolsistas no país. Três dos bolsistas estudam na Universidade Estadual de Campinas. Trata-se de Lucas Chung Man, estudante de Engenharia de Manufatura, Claudio Freitas, estudante de Mestrado em Engenharia Elétrica e Thierry Cintra Marcondes, vencedor da competição de modelos de negócio “Desafio Unicamp 2012”. Leticia García Lopes, graduanda em Administração de Empresas, e Maria Luisa Lopes de Faria, estudante de Doutorado em Ciência da Computação da Universidade de São Paulo, terão também a oportunidade de se formarem como empreendedoras. Pela Universidade Federal Rio Grande do Sul participarão no NEAE 2013 Juliana Marchioretto, aluna de Graduação em Comunicação e Pedro Prietsch, Graduado em Administração.

Os jovens empreendedores brasileiros selecionados apresentam iniciativas empresariais no âmbito das TIC, a gastronomia, a educação on-line, a química ou a sanidade. Importa referir que estes projetos apostam fortemente na cooperação através da criação e aproveitamento de redes com as quais visam fornecer serviços ao cidadão.

Espanha e Portugal surgem como os destinos mais procurados pelos bolseiros brasileiros para realizarem os seus estágios empreendedores. A RedEmprendia e as suas universidades vão assessorá-los na hora de escolherem a empresa onde serão formados, sempre atendendo para as suas necessidades específicas e as caraterísticas dos seus projetos.

Além disso, RedEmprendia atribui uma ajuda econômica de modo a cobrir os custos do estágio, que deverá ter uma duração de 2 ou 3 meses, e deslocação ao país de destino.

Mais de 300 inscritos no NEAE 2013

O número de inscritos para esta segunda edição de “Novos Empreendedores: Aprendendo a Empreender” é o dobro do que na edição anterior, tendo sido ultrapassadas as 300 candidaturas face aos 148 pedidos registados em 2011. Por volta de 10% dessas candidaturas (30 no total) têm origem no Brasil. Mais de metade dos universitários brasileiros que apresentaram o seu pedido procediam da Universidade de São Paulo (18 inscritos). Sete candidaturas provinham da Universidade Estadual de Campinas, sendo que as cinco restantes pertenciam à Universidade Federal Rio Grande do Sul.

Dentre os 7 países ibero-americanos em que tem presença a RedEmprendia, a Espanha surge como o país com maior número de inscritos para o NEAE 2013, até 186 candidaturas, isto é, mais de 60% do total Portugal foi o segundo país no que respeita ao número de inscritos no programa, 43 pedidos, seguido do Brasil (30), México (27), Colômbia (22) e o Chile (5).

Sobre a RedEmprendia

A RedEmprendia é uma rede universitária ibero-americana que visa promover a transferência de conhecimento, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e o empreendedorismo responsável. Em reconhecimento ao seu trabalho, a Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB) incluiu a RedEmprendia no seu Registo de Redes Ibero-Americanas. Esta inscrição aponta novas vias de colaboração e diálogo com a Conferência Ibero-Americana bem como com o resto de redes reconhecidas pela SEGIB, permitindo ainda o desenvolvimento de iniciativas conjuntas na região.

Atualmente, a RedEmprendia (www.redemprendia.org/) é formada por 20 universidades ibero-americanas de 7 países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México e Portugal), Universia –a maior rede de universidades de fala hispana e portuguesa- e o Banco Santander, que através da sua Divisão Global Santander Universidades (www.santander.com/universidades) apoia as atividades da RedEmprendia.