Desafio Unicamp 2013 recebe inscrições de 4 a 29 de março

Adriana Arruda

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica, competição de modelo de negócios promovida pela Agência de Inovação Inova Unicamp com o objetivo de estimular a criação de negócios de base tecnológica a partir de tecnologias protegidas da Unicamp – patentes e programas de computador. O evento engloba o público interessado em empreendedorismo tecnológico, especialmente a comunidade acadêmica – alunos da graduação ou pós-graduação de todo o país.

As inscrições gratuitas vão de 4 a 29 de março e devem feitas pelo site do Desafio Unicamp. Para participarem, os alunos devem montar equipes de três a cinco integrantes. Em seguida, cada grupo escolhe uma tecnologia – desenvolvida na Unicamp e protegida por meio de patente ou programa de computador – e inicia as etapas para a construção do modelo de negócio. Analistas da Inova Unicamp realizaram uma pré-seleção de tecnologias da Unicamp aos grupos como sugestão, que podem ser encontradas no site do Desafio e selecionadas pelas equipes.

Ao longo de três meses, a Inova Unicamp promove diversos eventos presenciais no escopo do Desafio. Nos dias 12 e 13 de março, acontecem as palestras de lançamento da competição – em Campinas e Limeira, respectivamente (clique aqui para mais informações sobre eventos e inscrições). O objetivo das palestras é explicar as regras e instruções da competição, bem como a importância da mentoria, considerada um dos diferenciais do Desafio Unicamp. De acordo com o diretor executivo da Inova Unicamp, Roberto Lotufo, a competição é uma iniciativa inédita no país. “No Desafio, os alunos têm a oportunidade de estabelecer um contato próximo com seus mentores e aliar o conhecimento técnico com o empreendedorismo tecnológico, trabalhando com uma tecnologia da própria Universidade. A disponibilidade dos mentores em ceder tempo e experiência aos alunos e a possibilidade de networking são fortes atrativos oferecidos pela competição que, a cada ano, possui mais adeptos”, afirma.

Outro evento de destaque no contexto da competição é o workshop de geração de modelo de negócios e metodologia lean startup, que acontece no dia 06 de abril. De acordo com Patricia Magalhães de Toledo, diretora de propriedade intelectual e transferência de tecnologia da Inova Unicamp, os eventos presenciais do Desafio servem como subsídios para a montagem do modelo de negócios. “Nessa competição, os alunos terão contato com docentes e pesquisadores da Unicamp, bem como empreendedores renomados da região de Campinas. O objetivo é fazer com que as equipes tenham uma noção abrangente e conceituada para criarem seus modelos de negócios”, explica. Ao final da competição, as equipes finalistas são premiadas, estimulando ainda mais a participação e o engajamento dos alunos.

Premiação

Neste ano, o Desafio Unicamp premiará a equipe vencedora com até R$ 15 mil – o prêmio consiste na quantia de R$ 3 mil para cada integrante da equipe vencedora. Como as equipes podem ser formadas por três, quatro ou cinco pessoas, o prêmio final pode variar entre R$ 9, 12 e 15 mil, de acordo com o tamanho da equipe vitoriosa. Além do prêmio em dinheiro, um dos integrantes da equipe vencedora do Desafio Unicamp será contemplado com uma bolsa para o programa “RedEmprendia novos empreendedores: aprendendo a empreender”. O estágio poderá ser de 2 a 3 meses e oferece ajudas de custo. A equipe também será contemplada com formação Black Belt pela empresa EDTI para cada integrante e sem custos adicionais. Cada membro da equipe ganhará certificados e troféus. Além disso, o Desafio Unicamp dará o prêmio de R$ 1 mil para cada integrante da segunda equipe colocada, além de formação Green Belt pela EDTI e certificados. A terceira colocada na competição terá formação Green Belt pela EDTI e certificados.

O Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica é uma iniciativa da Inova Unicamp, que conta com financiamento do CNPq e CAPES e apoio de diversas instituições, como as patrocinadoras Clarke, Modet & Cº, Cielo, EDTI, LD Soft e RedEmprendia e os apoiadores Anjos do Brasil, Associação Campinas Startups, Núcleo das Empresas Juniores, Fundo Pitanga, EPM Jr. Unifesp, Ciesp, Sebrae, Prefeitura Municipal de Campinas, Liga Empreendedora, Endeavor e Mecatron.