Desafio Unicamp começa com palestras em Campinas e Limeira

Texto: Mayra Cioffi / Fotos: Felipe Christ

A Agência de Inovação Inova Unicamp promoveu nesta semana duas palestras de lançamento do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica, competição de modelo de negócios que estimula a criação de negócios de base tecnológica a partir de tecnologias protegidas da Unicamp – patentes e programas de computador. As palestras realizadas nos campi de Campinas e de Limeira contaram com a presença de alunos de graduação e pós-graduação da Unicamp e outras universidades da região. O objetivo do evento foi passar as principais informações sobre o Desafio aos interessados em participar.

O diretor executivo da Inova Unicamp, Roberto Lotufo, abriu o evento de Campinas falando sobre o empreendedorismo como opção de carreira. Segundo ele, muitos ex-alunos da Unicamp fizeram esta opção com sucesso. “A proposta do Desafio é dar treinamento e apoio suficiente para que alunos se tornem os novos empreendedores de sucesso no mercado”, colocou. Lotufo explicou que além de promover o treinamento dos alunos em empreendedorismo, o Desafio Unicamp também tem como objetivo transferir tecnologias protegidas da Unicamp (patentes e programas de computador) para empresas nascentes, criadas por alunos.

A analista de empreendedorismo da Inova Unicamp, Beatriz Florence, também falou na palestra de Campinas. Beatriz esclareceu o cronograma e regras gerais da competição, além de descrever uma das etapas mais importantes do Desafio: a mentoria. “As equipes terão o apoio de dois mentores: um acadêmico, que será o inventor da tecnologia ou membro da equipe de pesquisa, que irá auxiliar na interpretação da patente; e um empresarial, geralmente um ex-aluno da Unicamp que se tornou um empreendedor de sucesso a partir da criação de empresas de base tecnológica. Ambos irão ajudar as equipes a tirarem dúvidas teóricas e práticas sobre o projeto.”

O evento que marcou o início do Desafio Unicamp 2013 também contou com a palestra de Marcos Ferretti, empreendedor ex-aluno da Unicamp e diretor da empresa Positron, uma das maiores empresas no segmento de soluções em segurança automotiva. Ferreti contou aos alunos sobre a trajetória de sucesso da empresa e como chegou ao reconhecimento internacional. “Estávamos na hora certa, com o produto certo e público certo, já que na época não tínhamos o costume e nem recursos para fazer pesquisa de mercado”. Para Ferretti um dos aspectos interessantes do Desafio Unicamp é justamente a utilização da tecnologia protegida da Unicamp. “Hoje, a propriedade intelectual é o que dá segurança para o negócio”, avalia.

Para finalizar o evento, a equipe Gloriosos, vencedora da edição 2012 do Desafio Unicamp, também esteve presente na palestra de lançamento em Campinas. Thierry Cintra Marcondes, da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, falou sobre as principais etapas que tiveram que enfrentar ao longo do Desafio, enfatizando que é necessário ter persistência e não desistir. “É possível descobrir diversos detalhes nas tecnologias, que podem gerar novos produtos e com isso continuar trabalhando no projeto”, contou.

O Desafio

Os interessados em participar do Desafio Unicamp 2012 podem se inscrever no site da competição até dia 29 de março, em equipes de três a cinco integrantes. Para mais informações, acesse www.inova.unicamp.br/desafio.