Fleming fala sobre inovação e empreendedorismo em palestra do Desafio Unicamp

Texto: Mayra Cioffi Ayres / Imagens: Felipe Christ

“A chave do sucesso de uma empresa startup é testar a hipótese inúmeras vezes”, afirmou Stephen Fleming no workshop internacional de empreendedorismo, evento que faz parte da etapa de capacitação do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica e aconteceu nesta terça-feira (07), às 09h no auditório da AFPU da Unicamp. Fleming é vice-presidente e diretor executivo do Instituto de Inovação e Empreendedorismo (Enterprise Innovation Institute) da Georgia Tech, uma das melhores faculdades de engenharia nos Estados Unidos.

Em sua palestra, Fleming falou sobre o sistema de apoio ao empreendedorismo e à inovação na Georgia Tech. “O objetivo é prover recursos para pesquisadores transformarem suas pesquisas em um modelo de negócio e levá-las ao mercado”, explica. Fleming explicou que o sistema de apoio ao empreendedorismo da Georgia Tech é composto por três principais iniciativas: o Georgia Tech Venture Lab, o Flashpoint e o iCorps, que recebeu maior destaque na palestra por ter a proposta similar à proposta do Desafio Unicamp. Segundo Fleming, o iCorps é uma iniciativa que permite que as pesquisas de docentes e pesquisadores da universidade cheguem ao mercado por meio de empresas startups. “É uma competição de âmbito nacional financiada pelo National Science Foundation na qual os estudantes têm sete semanas para montarem um modelo de negócios para a startup”, explica Fleming.

No segundo momento da palestra, Stephen Fleming explicou detalhadamente a estrutura do business model canvas – metodologia comum ao Desafio Unicamp e ao iCorps – e a importância de testar as hipóteses. “Um futuro empreendedor precisa se comunicar com seus clientes, parceiros e fornecedores. É importante criar uma relação interpessoal e fazer uma leitura corporal no momento do diálogo”, opina. Além disso, Fleming explicou a importância de modificar o modelo de negócios de acordo com a validação das hipóteses. “O canvas deve ser refeito inúmeras vezes e ainda assim não estará perfeito. A cada correção, a equipe descobre uma hipótese a ser testada, e com isso devem ser feitas novas pesquisas e entrevistas. O objetivo é transformar a hipótese em fato. Só assim a startup sairá do modelo e irá para o mercado”, conclui.

De acordo com Patricia Magalhães de Toledo, diretora de propriedade intelectual e transferência de tecnologia da Inova Unicamp, a participação do palestrante internacional no escopo do Desafio Unicamp foi uma forma de estimular ainda mais as equipes a darem andamento em seus projetos. “A participação de Fleming no Desafio foi imprescindível para a motivação das equipes, já que tirou diversas dúvidas e reforçou a importância do teste das hipóteses. Além dos eventos presenciais, as equipes do Desafio têm o apoio dos mentores acadêmico e empresarial, bem como da equipe de coaching. O objetivo é fazer com que tenham embasamento teórico e prático para a construção do modelo de negócios”, explica.

Clique aqui e confira a apresentação de Stephen Fleming no Workshop de Empreendedorismo.

O workshop também contou com a participação do Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp e da Liga Empreendedora, que falaram sobre suas missões no escopo do empreendedorismo. O Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica é uma iniciativa da Inova Unicamp e conta com financiamento do CNPq e CAPES e apoio de diversas instituições, como as patrocinadoras Cielo, EDTI, LD Soft, Banco do Brasil, Clarke, Modet & Cº, Cristália e RedEmprendia e os apoiadores Anjos do Brasil, Associação Campinas Startups, Núcleo das Empresas Juniores, Fundo Pitanga, EPM Jr. Unifesp, Ciesp, Prefeitura Municipal de Campinas, Liga Empreendedora, Endeavor, Eureca, Sebrae e DikaJob.