Universitários associam estilo musical à moda

A ideia baseada em RFID é finalista do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica 2013, que busca estimular a criação de negócios com base tecnológica

Por Edson Perin

17 de julho de 2013 – Cada roupa tem um estilo e cada estilo de moda pode ser associado a um tipo de música. Com esta ideia na cabeça e muito conhecimento de tecnologia, um grupo de alunos da Unicamp, em Campinas (SP), resolveu criar uma solução baseada em identificação por radiofrequência (RFID) para criar um ambiente com estímulos sensoriais dentro de provadores de lojas de roupas. O projeto é finalista do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica 2013.

Batizado como Provador Sensation, o projeto inspirou-se na convicção de seus criadores de que comprar roupa vai além de simplesmente selecionar peças e que as escolhas estão baseadas em atitudes e gostos. “Em um mundo onde a moda e a música andam cada vez mais de mãos dadas, decidimos proporcionar uma sensação exclusiva para cada cliente que já está cansado de ouvir sempre as mesmas músicas-ambiente”, explica o estudante George Heiki Yoshizawa, mestrando em Telecomunicações na Unicamp e um dos integrantes do grupo Good Values, formado por Tadeu Pereira Passos, aluno de MBA Executivo na ESAMC, Roberto Chura Chambi, estudante de Engenharia da Computação na Unicamp, e Luis Eduardo dos Santos, aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Unicamp Campus Limeira.

A ideia funciona assim: o cliente escolhe uma peça de roupa e vai até o provador. “Cada peça de roupa está identificada com uma tag RFID e associada a um estilo musical, com base em uma seleção prévia de músicas realizada por profissionais com conhecimento tanto em moda como em música”, afirma Yoshizawa. O objetivo do grupo de alunos é fazer com que o provador comece a tocar uma música para cada peça de roupa que estiver sendo experimentada pelo cliente.

Tecnicamente, o Provador Sensation baseia-se em uma mistura de tecnologias de comunicação de dados que tem como elemento central a tecnologia RFID. “Elementos identificadores e etiquetas eletrônicas digitais estão associados a cada peça de roupa com um código único”, explica Yoshizawa. “A informação da tag é enviada para um sistema capaz de selecionar a música associada àquela roupa e ativa um sistema de áudio localizado no provador, que reproduz a música no ambiente”.

Clientes cadastrados e com o aplicativo oferecido no estabelecimento comercial podem identificar todas as músicas que tocam enquanto estão no provador, por meio de seu celular, e até compartilhar suas experiências nas redes sociais. Para a loja, o software identifica as roupas e relata quais peças que foram provadas, qual a taxa de vendas, quais são as preferidas pelos consumidores, o que ajuda na tomada de decisões pelo lojista ou gestor do estabelecimento.

A equipe Good Values trabalhou no projeto “antena de alto rendimento para sistemas RFID”, desenvolvido pelo professor Francisco José Arnold, mentor acadêmico da ideia. O mentor empresarial, de acordo com a equipe, foi Tiago Aguirre, sócio-diretor da Tech Trend e vice-presidente na Gênese (Grupo de Estudos e Negócios dos Setores Empresariais).

O grupo Good Value se conheceu em um workshop em abril, todos com o objetivo de trabalhar com a tecnologia de antenas RFID. “Tivemos dificuldade em definir a proposta de valor, mas as reuniões com os mentores nos ajudaram muito. Verificar as hipóteses nos fizeram ter certeza da nossa ideia. Chegar até aqui não foi fácil e foi preciso ter paciência e persistência. A nossa expectativa é grande e esperamos implementar esta ideia em breve”, afirma o grupo em sua página no Facebook.

O Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica é uma competição de modelos de negócios idealizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp. O objetivo da competição é estimular a criação de negócios de base tecnológica a partir de tecnologias protegidas da Unicamp, ou seja, patentes e programas de computador. O evento engloba o público interessado em empreendedorismo tecnológico, especialmente a comunidade acadêmica – alunos da graduação ou pós-graduação.

Ao longo de três meses, são realizados workshops, palestras e mentorias para as equipes tirarem suas dúvidas e conseguirem elaborar seus modelos de negócios. Ao final da competição, a equipe vencedora é premiada, estimulando ainda mais a participação e o engajamento dos alunos.