Inova realiza Workshop na 16ª Semana de Engenharia Química

Texto e fotos: Mayra Cioffi

Aconteceu nessa sexta-feira (2) o Workshop Inova Empreende – um evento de parceria da Agência de Inovação Inova Unicamp com a Semana da Engenharia Química (SEQ). O curso de capacitação em Business Model Canvas ocorreu no período da manhã e contou com a participação de alunos da Unicamp e de outras universidades, incluindo não-participantes da SEQ.

A analista de empreendedorismo tecnológico na Inova, Beatriz Martelli, abriu o evento explicando as áreas de atuação da agência em propriedade intelectual, transferência de tecnologia e empreendedorismo. Beatriz também comentou os incentivos que a universidade oferece aos alunos interessados em iniciar carreira empreendedora, como a Incubadora e o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, além das disciplinas de empreendedorismo e o Desafio Unicamp.

Virgilio Marques dos Santos, sócio da EDTI – empresa especializada em análise de dados e melhoria organizacional – ministrou o curso sobre Business Model Canvas para os participantes. Essa metodologia foi inventada por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, e atualmente é conhecida mundialmente pela eficácia em planejar as ideias e estruturar os projetos para se criar uma empresa.

O Workshop Inova Empreende aconteceu com o objetivo de estimular o empreendedorismo como opção de carreira aos jovens e dar ferramentas para que seja possível estruturar de maneira organizada uma ideia de negócio de base tecnológica. “Foi interessante conhecer a experiência de quem já trabalha com o Canvas, o que é bem diferente dos materiais disponíveis na internet. Pretendo colocar em prática o que aprendi hoje, com muita pesquisa de mercado, para que em alguns anos possa abrir minha própria empresa”, conta Shirley Sampaio, estudante de Engenharia de Alimentos na Unicamp e participante do Workshop.

A Semana da Engenharia Química

A Semana da Engenharia Química acontece há 16 anos com o principal objetivo de aproximar os graduandos em Engenharia Química, e demais interessados, ao mercado de trabalho, por meio de palestras, visitas técnicas, cursos, entre outros.

O estudante de engenharia química e membro da comissão organizadora, Victor Sarti, conta que “os cursos, palestras e workshops visam acrescentar conhecimento à formação dos universitários com assuntos fora da zona de conforto, além de auxiliá-los ao planejamento profissional após o período universitário.”

A 16ª edição da Semana da Engenharia Química, que possui o tema “Diversifique-se” acontece até o dia 03 de agosto na Unicamp.

Mais informações no site http://www.seq.com.br/.