Rosana Jamal assume presidência do Grupo Unicamp Ventures

Texto: Adriana Arruda
Fotos: Mayra Cioffi e Oswaldo Fernandes

A sócia fundadora da Baita – Aceleradora  e consultora em tecnologia e inovação, Rosana Jamal Fernandes, é a nova presidente do grupo Unicamp Ventures, rede de relacionamento formada por empresários ex-alunos, ex-professores e empreendedores que passaram pela Unicamp. O anúncio foi feito na quarta-feira (09), durante o VIII Encontro Unicamp Ventures, que foi realizado com o apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade, e contou com a presença de empresários, empreendedores e alunos da região de Campinas.

A abertura do tradicional evento foi realizada pelo presidente anterior, Alexandre Neves. “O objetivo desse encontro anual é aproximar ex-alunos, ex-professores e ex-funcionários que possuem empresas para trocarem ideias e experiências. Atualmente contamos com 255 empresas filhas cadastradas, que tem gerado mais de 10.700 empregos. Essas empresas possuem faturamento somado acima de R$ 1,5 bilhão, o que mostra que o Unicamp Ventures é um grupo fortalecido e que possui vontade de desenvolver negócios juntos”, afirmou.

Em seguida, o diretor executivo da Inova Unicamp, professor Milton Mori, anunciou uma novidade para aproximar ainda mais a relação da Unicamp com todo o ecossistema empreendedor da região de Campinas. “A Inova disponibilizará um laboratório no prédio do Inovasoft – que fica localizado dentro da própria Unicamp – para empresas filhas e associações empreendedoras da região. O objetivo é fortalecer o ecossistema de inovação e ampliar a sinergia entre todos esses atores. Além disso, temos espaços disponíveis no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, cujo objetivo é criar mais oportunidades de colaboração com empresas inovadoras”, ressaltou.

O Encontro contou com o Painel Ecossistema com a presença de representantes das associações Inova Unicamp, Associação Campinas Startups, Núcleo Softex, Liga Empreendedora, IVP e Baita. O segundo painel teve como tema “Engajamento no Ecossistema Empreendedor”, em que os convidados discutiram as formas de participação e o papel do Grupo Unicamp Ventures no fortalecimento no Ecossistema Local. O painel contou com a participação de Rodrigo Raineri, empresário e o único brasileiro a escalar três vezes com sucesso o monte Everest; Magnus Arantes, sócio-diretor da LM-Invent e co-fundador e presidente da Harvard Business School Alumni Angels Association of Brazil; e Vera Bier, diretora de P&D na Samsung há mais de dez anos. “O Brasil tem um grande potencial empreendedor; precisamos evoluir para mostrar nosso talento, capacidade e experiência. Uma empresa multinacional pode se encaixar no sistema empreendedor através da busca constante por inovação e da criação de novos conceitos e tecnologias em trabalho conjunto ao ecossistema”, opina Vera.

Magnus falou sobre sua experiência no HBS Alumni Angels of Brazil, grupo de 80 ex-alunos brasileiros da escola Harvard que objetivam investir em startups principalmente nos setores de tecnologia da informação, serviços financeiros, energia, varejo, agroindústria e biomedicina. Já Raineri falou sobre sua trajetória como alpinista e deu uma dica aos participantes: para ele, é essencial que as pessoas sigam o caminho que gostam e, no caso de startups, tenham sinergia e companheirismo, além de planejamento. “Para se ter sucesso em qualquer âmbito, é preciso treinar para desempenhar um bom trabalho e estar bem física e psicologicamente. Só assim é possível transformar uma ideia em realidade”.

O anúncio da nova diretoria foi realizado ao final do Encontro e com o lançamento do programa Unicamp Executivos, que objetiva fortalecer o ecossistema de empreendedorismo local e, para isso, busca aproximar profissionais e empresas a esse ecossistema. “Nossa ideia é atrair executivos e empresas para crescerem também através do empreendedorismo, juntando esses dois mundos sinérgicos”, explica Rosana. A atual presidente do grupo Unicamp Ventures explica que essa aproximação provoca um círculo virtuoso – a empresa busca um novo negócio através do empreendedorismo; este, por sua vez, cresce e fomenta novos negócios nesta mesma comunidade empreendedora. “Com isso, as startups se beneficiam, as empresas se beneficiam e todo o ecossistema se expande – mentores, investidores, executivos e grandes corporações”.

O programa promove treinamentos e workshops para executivos interessados. O próximo treinamento, chamado “Understanding Startups”, aborda conhecimentos básicos de startups, é ministrado pela equipe da Baita e acontece nos dias 9 e 23 de novembro. Para saber mais sobre os treinamentos e se inscrever, acesse http://unicampventures.com.br/eventos/agenda/.

O VIII Encontro Unicamp Ventures é uma iniciativa do Grupo Unicamp Ventures, contou com o patrocínio da Movile, Baita, Inova Ventures Participações (IVP), Ci&T, Softex e Grade6 e com o apoio da Inova Unicamp, Prefeitura Municipal de Campinas e Liga Empreendedora.