Desafio Unicamp vence categoria em Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador

Equipe de organização do Desafio Unicamp

Texto: Adriana Arruda
Foto: Felipe Christ e divulgação

O Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica, competição de modelo de negócios promovida pela Agência de Inovação Inova Unicamp, ganhou o prêmio de “Melhor Projeto de Promoção da Cultura do Empreendedorismo (CEI)”, uma das categorias do 17° Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador. O evento foi promovido pela Anprotec e ocorreu nesta quinta-feira (17) durante o encerramento do XXIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e 30ª Conferência Mundial IASP, realizado no Porto Digital, em Recife (PE). Com a conquista, a Inova recebeu troféus e certificados, além de um prêmio em dinheiro de R$ 5 mil. Para conferir a lista completa de premiados, acesse o link http://bit.ly/19Pu6au.

Davi Sales, assessor técnico da Incamp e representando da Inova no evento, recebe prêmio de Gina Vassalo, diretora da Anprotec

Em sua terceira edição, o Desafio Unicamp objetivou estimular a criação de empreendimentos de base tecnológica a partir de patentes e programas de computador desenvolvidos na Unicamp. A competição ocorreu de março a julho de 2013 e contou com a realização de workshops, palestras e mentorias para as equipes. Ao final da competição, as três primeiras equipes colocadas foram premiadas, instigando ainda mais a participação e o engajamento dos alunos.

Competição inovadora gerou bons frutos

Além de fortalecer o ecossistema empreendedor, o Desafio Unicamp foi responsável por impulsionar a criação de uma empresa de base tecnológica – Fextrat – e outra em andamento. “Capacitamos equipes que, ao vencerem o Desafio Unicamp, participaram de grandes competições de âmbito nacional e tiveram excelentes resultados: a equipe Fextrat – ganhadora do Desafio Unicamp 2011 – foi finalista do Prêmio Santander, em 2011. Já a equipe Gloriosos – ganhadora do Desafio Unicamp 2012 – venceu o Desafio Intel Brasil 2013, participou de um programa de aceleração no Vale do Silício e representou a América Latina no Intel Global Challenge 2013”, afirma Beatriz Martelli, analista de empreendedorismo da Inova Unicamp.

Nas três edições da competição, houve um total de 450 pessoas treinadas nas metodologias Business Model Canvas (BMC) e Lean Startup. Além disso, o Desafio promoveu o estabelecimento de um sistema de mentoria acadêmica e de mercado para apoio às equipes para a elaboração do modelo de negócios, bem como um treinamento de pitch para as finalistas.

A competição inovadora ainda proporcionou a aproximação dos participantes com os pesquisadores da Unicamp e intensificou o relacionamento da rede de ex-alunos da Unicamp – Unicamp Ventures – com os novos empreendedores. “Os resultados do Desafio Unicamp têm sido muito positivos para o fortalecimento das iniciativas de inovação da Universidade, já que o evento proporciona a divulgação da cultura de propriedade intelectual e de empreendedorismo entre alunos e professores, além da formação de uma rede de mentores, que auxilia estes alunos na formatação do modelo de negócios e no desenvolvimento de suas habilidades para empreender”, ressalta Vanessa Sensato, gerente de comunicação da Inova.

Edição 2014

A quarta edição do Desafio Unicamp já está confirmada e deve ocorrer no primeiro semestre de 2014. A novidade é que o evento será aberto a todos os interessados em empreendedorismo do país, não sendo restrito aos alunos. “O objetivo é fortalecer a competição a cada ano e abarcar o público interessado em empreendedorismo de todo o Brasil, que terão a oportunidade de se envolver em um ecossistema inovador e com a comunidade acadêmica da Unicamp, universidade conhecida por sua excelência em ensino, pesquisa e inovação”, afirma Virgílio Marques dos Santos, coordenador técnico do Desafio Unicamp.

As inscrições para a quarta edição do Desafio Unicamp começam em março de 2014. Acompanhe as novidades em www.inova.unicamp.br/desafio.