Importância da Propriedade Intelectual é apresentada aos alunos da Unicamp

Texto: Natasha Szejer
Fotos: Mayra Cioffi

Mais de 400 alunos estiveram presente

Palestra promovida pela Inova Unicamp fez parte do XXI Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp

A Agência de Inovação Inova Unicamp, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp, promoveu a palestra sobre a importância da Propriedade Intelectual nas Atividades de Pesquisa e Inovação no dia 25 de outubro. O evento ocorreu no âmbito do XXI Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp.

A palestrante, Janaína César, é coordenadora de propriedade intelectual da Inova e esclareceu aos alunos a importância e o processo de proteção de seus trabalhos. Janaína enfatizou que a responsabilidade pela gestão da propriedade intelectual (PI) gerada no âmbito da Unicamp é papel da Inova, que está em constante busca pela aproximação entre com os estudantes da Unicamp para auxiliar no processo de proteção de tecnologias. “A proteção de marcas, produtos e processos e a elaboração de contratos de licenciamento geridos pela Inova permitem que o aluno e pesquisador assegurem o direito do que foi descoberto”, afirmou.

Janaína César buscou esclarecer o papel do profissional de PI

De forma didática, Janaína explicou que uma tecnologia não é necessáriamente uma propriedade intelectual, mas se há um aprimoramento tecnológico, poderá ser patentiada. É preciso preencher alguns requisitos, como a possibilidade de produção em escala industrial. Janaína também falou sobre as diferentes categorias de invenção, os processos de patenteamento e licenciamento de tecnologias. Esclareceu também que, diante de uma tecnologia, cada setor tem uma opinião e prioridade. “Apesar dos interesses na publicação da pesquisa, é preciso também ter a preocupação com a proteção do invento”, esclareceu.

Patrícia Leal, diretora de Propriedade Intelectual da Inova Unicamp

Diante dos mais de 400 alunos presentes, Patrícia Leal, diretora de propriedade intelectual da Inova, deixou um convite aberto aos alunos para que conheçam o trabalho da Inova e ressaltou o papel da Agência de realizar a mediação entre a universidade e as empresas.

Para finalizar o congresso, Fernando Coelho, assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp, ressaltou a importância da pesquisa na universidade e a proteção das invenções. Coelho também declarou que, para o próximo ano, o  Congresso Interno de Iniciação Científica irá contar com novidades.

Fernando Coelho, assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp

Proteção de tecnologias

A Agência de Inovação da Unicamp atua no auxílio direto aos pesquisadores , sendo responsável pela identificação de produtos ou processos patenteáveis e licenciáveis, pela gestão da propriedade intelectual (PI) gerada no âmbito da Unicamp por meio da proteção de marcas, produtos e processos e pela elaboração de contratos de licenciamento.

Quer proteger sua invenção? Clique aqui e confira como proteger a sua tecnologia.