Inova Unicamp lança programa Líder de Inovação

Texto: Adriana Arruda
Fotos: Mayra Cioffi

A Agência de Inovação Inova Unicamp lançou nesta quarta-feira (30) o programa Líder de Inovação, que tem por objetivo intensificar a comunicação entre a Inova e os Institutos e Faculdades da Unicamp. No programa, a facilitação da comunicação se dá por meio do Líder de Inovação, que é um docente, conhecedor das atividades relacionadas à gestão da inovação na Unicamp e com intenso contato com a Agência de Inovação. O intuito é que este professor seja periodicamente informado sobre as novidades da área e atue como difusor dessas informações junto a seu instituto ou faculdade, facilitando o contato entre os docentes e a Agência de Inovação.

Apresentação do Programa Líder de Inovação a docentes da Unicamp

O primeiro encontro dos líderes de inovação da Unicamp ocorreu na Casa do Professor Visitante (CPV) – Funcamp, das 11h30 às 14h30 e contou com a participação de cinco professores: Marcelo Menossi, do Instituto de Biologia; Luiz Meloni, da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação; Vitor Coluci, da Faculdade de Tecnologia; Adilson Sartoratto, do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas; Paulo Clóvis Dainese Junior, do Instituto de Física; e Siome Goldestein, do Instituto de Computação.

Vanessa Sensato, gerente de comunicação da Inova Unicamp

Segundo a gerente de comunicação da Inova, Vanessa Sensato, a intenção é que o programa evolua para que todos os institutos da Universidade tenham um Líder de Inovação. “Começamos com cinco professores, mas com o amadurecimento do programa queremos incluir todas as unidades da Unicamp”.  Segundo o professor Siome Goldestein, coordenador de extensão do IC, “a iniciativa da Inova é muito interessante e possui grande potencial para engajar os docentes dos institutos nas atividades relacionadas à inovação na Unicamp.”

Professor Milton Mori durante abertura do evento

A abertura oficial do programa foi realizada pelo professor Milton Mori, diretor executivo da Inova Unicamp, que reforçou a importância da parceria da Inova com a Agência de Inovação da Universidade de Cambridge, o Cambridge Enterprise, para a implementação de programas e projetos na área de transferência de tecnologia, uma vez que o programa Líder de Inovação é baseado em uma iniciativa bem-sucedida da Universidade de Cambridge, o programa Enterprise Champions.

Amanda Zeffman, chefe de serviços de consultoria da Cambridge Enterprise

O evento contou também com a presença de Amanda Zeffman, chefe de serviços de consultoria da Cambridge Enterprise, e de Shirley Jamieson, diretora de marketing da Cambridge Entreprise, que falaram sobre como o programa é realizado em Cambridge.  “Atualmente temos em nosso programa a participação de 47 líderes das áreas de ciências da vida, física, tecnologia, artes e humanidades”, informou Amanda. De acordo com Shirley, a estratégia de comunicação é essencial para a continuidade e o fortalecimento do programa. “Nesse programa contamos com o envio de newsletters e e-mails, além de realizarmos reuniões presenciais e individuais com os líderes. O tempo de dedicação dos docentes é mínimo, mas eles têm a oportunidade de conhecer todas as novidades relacionadas, além de contribuir diretamente para a formação das estratégias de gestão da inovação na Universidade”, ressaltou. Na Unicamp, o Líder de Inovação trará a mesma proposta de comunicação com o envio de novidades via newsletter e e-mails e a realização de três encontros presenciais ao ano.

Shirley Jamieson, diretora de marketing da Cambridge Entreprise

Após a explicação do programa, Nilton Aquino e Aleksandra Silva, fundadores da empresa ANS Pharma – incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) –, realizaram a apresentação do caso de transferência da tecnologia “processo de obtenção de uma preparação farmacêutica e seu uso como medicamento para lesões ulceradas”, desenvolvida por pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. A empresa é considerada uma spin-off da Unicamp, já que foi criada com a finalidade de comercializar uma tecnologia patenteada da universidade por meio de um contrato de licenciamento de tecnologia.

A implementação do programa Líder de Inovação faz parte do projeto Intellectual Property Commercialization, financiado pelo Prosperity Fund, do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, gerenciado pela Embaixada Britânica e desenvolvido pela Inova Unicamp em parceria com a Cambridge Enterprise, o escritório de transferência de tecnologia da Universidade de Cambridge.