Unicamp e Cristália se reúnem em workshop de projetos colaborativos

Texto: Adriana Arruda e Mayra Cioffi
Fotos: Mayra Cioffi

Pesquisadores do IB da Unicamp e profissionais do Laboratório Cristália

No dia 31 de outubro, a Agência de Inovação Inova Unicamp promoveu o Workshop de Projetos Colaborativos, evento que reuniu pesquisadores do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp e profissionais do Laboratório Cristália com o objetivo de criar novos projetos de pesquisa em colaboração e, desta maneira, fortalecer o relacionamento entre a universidade e a empresa do setor químico-farmacêutico. O Workshop de Projetos Colaborativos é um evento baseado em uma iniciativa bem-sucedida da Cambridge Enterprise – a Agência de Inovação da Universidade de Cambridge – que a Inova Unicamp pretende replicar envolvendo outras empresas com interesse em projetos colaborativos e diversas unidades da Universidade.

Amanda Zeffman, chefe de serviços de consultoria da Cambridge Enterprise

A primeira edição do workshop contou com a participação de duas formadoras de Cambridge: Amanda Zeffman, chefe de serviços de consultoria da Cambridge Enterprise, e Shirley Jamieson, diretora de marketing da Cambridge Entreprise, que intermediaram o evento e falaram sobre o seu funcionamento em Cambridge Enterprise. Segundo Shirley, já foram realizadas oito ações com esta metodologia, que envolveram pesquisadores da Universidade de Cambridge e empresas de grande porte. O evento na Unicamp contou com a formação de grupos de discussão sobre temas selecionados. O foco da discussão inicial foi levantar potenciais problemas e possíveis soluções para a empresa e selecionar as ideias de maior interesse. Além disso, os grupos apresentaram propostas selecionadas para discussão para formulação de potencial projeto. Ao final do evento, foram apresentados quatro temas principais que podem derivar novos projetos.

Shirley Jamieson, diretora de marketing da Cambridge Entreprise

Entre os participantes da Unicamp na primeira edição do workshop, estavam presentes a professora Maria Claudia de Oliveira, da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, e os professores Carlos Parada, Claudia Tambeli e Eneida de Paula, do Instituto de Biologia da Unicamp (IB). Representaram o Laboratório Cristália: a professora Regina Scivoletto, presidente do Conselho Científico do Cristália; Marisa Rizzi, gerente de pesquisa e inovação; Sandra Sasson, gerente de produto da área farmacêutica; Giuliana Alves, coordenadora de pesquisa e inovação; e o doutor Jorge Afiune, o diretor médico do Laboratório Cristália.

Professor Parada, chefe do Laboratório de Doenças Tropicais do IB

O professor Parada, chefe do Laboratório de Doenças Tropicais do IB, explica que o convite para participar do Workshop foi aceito por sua equipe com o objetivo de adquirir conhecimento de mercado e ampliar a interação com a empresa do setor farmacêutico. “Ainda somos iniciantes em inovação e esse workshop proporcionou um ótimo aprendizado e geração de ideias para toda a equipe. Esperamos constituir grandes projetos com essa parceria para darmos andamento ao projeto”, conta. Para Afiune, “a reunião contribuiu para o aperfeiçoamento dos nossos processos. Esperamos abrir caminho para mais projetos inovadores em parceria com a Unicamp, universidade reconhecida por sua excelência também na área de inovação”, ressalta.

Doutor Jorge Afiune, o diretor médico do Laboratório Cristália

A gestora do projeto InovaTT da Inova Unicamp, Mariana Zanatta, acredita que a experiência foi muito valiosa, já que a Inova Unicamp teve a oportunidade de conhecer e aplicar uma metodologia inédita para fortalecer a interação universidade-empresa. “Os alunos que participaram do workshop nos deram um feedback muito positivo em termos de aprendizado e treinamento. Para eles, o workshop proporcionou o entendimento de como funciona a indústria, algo muito importante para suas carreiras”, afirma.

Para Zanatta, as expectativas para a continuidade do projeto são grandes. “Os envolvidos no workshop já se propuseram a dar andamento nas ideias para que evoluam e criem projetos concretos entre a empresa e a universidade. A Inova auxilia em todo o processo e objetiva promover workshops entre outras empresas e institutos da universidade para fortalecer a sua missão de desenvolver parcerias que estimulem a inovação e em benefício da sociedade”, finaliza.

Participantes durante brainstorming

A implantação do Industry Engagement Forum faz parte do projeto Intellectual Property Commercialization, financiado pelo Prosperity Fund, do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, gerenciado pela Embaixada Britânica e desenvolvido pela Inova Unicamp em parceria com a Cambridge Enterprise, o escritório de transferência de tecnologia da Universidade de Cambridge.