Equipe finalista do Desafio Unicamp cria plataforma que conecta estudantes às oportunidades universitárias

Texto: Adriana Arruda
Imagens: Divulgação

Uma das equipes finalistas do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica 2013, Raiz Universitária, utilizou seus conhecimentos em empreendedorismo para criar um portal online de divulgação e venda de festas e eventos universitários. Sua ideia é conectar os estudantes da Unicamp às oportunidades universitárias através da informação, dando a eles o poder de escolha através de um acervo de festas e eventos de diversos escopos.

A Raiz Universitária surgiu a partir de um evento de elevator pitch, promovido pela Liga Empreendedora da Unicamp. “Queríamos, de alguma maneira, aumentar o nível de engajamento extracurricular dos alunos no campus. A partir disso, pensamos em um modelo de negócios e fundamos a Raiz. Ela existe para dar o poder da escolha ao aluno através da informação. Dessa maneira, o aluno pode se engajar em iniciativas universitárias e promover a transformação da sociedade”, acredita Marco Antônio Benevides Linhares, um dos fundadores e estudante do curso de Engenharia da Computação da Unicamp.

Além de já ter um site consolidado e oferecer o serviço de compra de convites para festas e eventos, a equipe também produz um jornal nas versões impressa – de distribuição gratuita para todo o campus – e eletrônica. O objetivo é divulgar ações diversas da Universidade – desde cardápios do restaurante universitário até o anúncio de festas e principais eventos da Unicamp relacionados ao empreendedorismo.

“Com essa divulgação e com o nosso próprio site, acreditamos em um benefício mútuo; o serviço é interessante para os alunos, já que atualmente a divulgação de eventos ocorre de maneira fragmentada, confusa e dispersa. Com a Raiz, reunimos todo esse conteúdo em um só lugar, dando a informação e o poder da escolha ao estudante. Para os organizadores, é possível divulgar seu evento de maneira rápida e eficiente, bem como acompanhar as vendas pelo site e também em todos os pontos de venda físicos”, explica Marco. O site possui atualização constante e pode ser acessado em http://www.raizuniversitaria.com/.

Participação no Desafio Unicamp 2013

Parte dos integrantes atuais da Raiz Universitária participou da terceira edição do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica, competição de modelo de negócios realizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp que objetiva estimular a criação de negócios de base tecnológica a partir de tecnologias protegidas da Unicamp – patentes e programas de computador. “A participação no Desafio Unicamp aproximou nosso time e foi uma ótima oportunidade de desenvolver nosso próprio canvas, que já teve diversas modificações”, ressalta Marco.

Na competição, a equipe de Marco foi composta também pelos alunos Lucas Pinheiro Correia, da Engenharia de Controle e Automação da Unicamp; Marcus Vinicius Laganá, da Engenharia Elétrica da Unicamp; Rodrigo Rosa da Silva, aluno de Economia da Unicamp; e Vinicius Campanha Sartori, da Engenharia da Computação da Unicamp. A equipe trabalhou com a tecnologia “Produção de Enzimas Para Enriquecimento da Ração Animal” e teve auxílio dos mentores Gabriela Alves Macedo e Rodolfo Baccarelli.

Equipe Raiz Universitária em coaching com Stephen Flemin
g

Para Marco, o Desafio Unicamp proporcionou um aprendizado único para a equipe, que conquistou o terceiro lugar na competição. “Acreditamos que o empreendedorismo pode ser aprendido através de muita exposição em eventos e competições, juntamente com muita pesquisa e validação para criar um modelo de negócios que atenda a necessidade real dos nossos clientes. O Desafio nos proporcionou esse aprendizado rapidamente, em três meses intensos de trabalho”.

As inscrições para a quarta edição do Desafio Unicamp se iniciam a partir de fevereiro de 2014. Acompanhe as novidades da competição em https://www.inova.unicamp.br/desafio/.