Incamp promove palestra sobre expressão corporal

Evento faz parte de série de capacitações promovidas pela incubadora e a Inova

Texto: Natasha Szejer

Foto: Mayra Cioffi

A Agência de Inovação Inova Unicamp e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) promoveram na última quinta-feira (05) o evento “Alta performance do empreendedor – Ferramenta: conhecer o corpo”. O workshop foi ministrado pela psicológica Suely Kardoshi, mentora associada da Associação Campinas Startups. O encontro voltado a empreendedores teve como objetivo apresentar as ferramentas de trabalho usadas pela psicóloga no desenvolvimento da linguagem corporal.

Suely Kardoshi

A abertura foi feita pelo gerente da Incubadora, Rafael de Paula, que listou as iniciativas da Agência de Inovação Inova Unicamp e da Incubadora que, desde 2003 é vinculada a Inova. “A Incamp busca trazer constantemente profissionais para capacitar os empreendedores auxiliando no desenvolvimento da inovação na universidade,” explicou. Rafael também falou sobre a construção do Parque Científico e sobre a instalação e investimentos da empresa Lenovo. Segundo ele, quando o Prédio do Núcleo do Parque Cientifico e Tecnológico da Unicamp estiver pronto, a Incamp aumentará sua capacidade de incubação de nove para 40 empresas incubadas. “Poderemos então atender a alta demanda da universidade”. Entre os presentes estiveram participantes do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica, empresas incubadas da Incamp, além de alunos da Unicamp e comunidade externa.

Rafael da Paula, gerente da Incamp

Durante o encontro foi discutido o desenvolvimento comportamental sob o ponto de vista da leitura corporal, reconhecimento e percepção de si, caminho para qualidade de vida pessoal e profissional. O intuito de trazer a psicóloga Suely, segundo Rafael, foi auxiliar os empreendedores no desenvolvimento humano uma vez que mal trabalhado, pode afetar o desenvolvimento técnico.

Os participantes foram convidados a sentar em círculo

Suely Kardosh é psicoterapeuta clínica com formação em leitura corporal reichiana, bioenergética e biossíntese e psicoterapeuta de família com formação em sistêmica e vincular. Criou cursos como “Autoconhecimento através do corpo” e “Leitura corporal e narrativa de estórias aplicada a empreendedores”. Kardosh lançou o livro “Ideias que cantam em mim”, em que conta sobre sua técnica com músicas em seus trabalhos. Seu desafio é levar as pessoas a identificar deficiências e acertos no ambiente corporativo e corrigir posturas no âmbito pessoal e, consequentemente, no empresarial.

Os participantes puderam se apresentar durante o encontro

A apresentação teve início com o pedido de Suely para que todos os presentes se posicionassem em círculos. “Eu trabalho com o corpo de forma completa, o cérebro e o corpo. As coisas de dentro devem ser externalizadas para que o indivíduo possa conhecer a si mesmo e desbloquear o que o impede de atingir o sucesso”, explicou. O bate papo foi dividido em três partes. A psicóloga apresentou brevemente o seu currículo e sua área de atuação. Para ela, “o conhecimento é algo que deve ser disseminado para todos” e é por isso, que realiza encontros como o ocorrido na Incamp.

Em um segundo momento, pediu para que os presentes se apresentassem de forma livre e, simultaneamente, foi fazendo relações e análises sobre o comportamento das pessoas, mostrando de que forma externizavam suas histórias de vida. Os participantes falaram de suas expectativas sobre o encontro e puderam se autoconhecer. Para o público presente, a ideia de um evento mais prático, dinâmico e interativo agradou, principalmente porque cada um pode trazer uma experiência de vida diferente, agregando conhecimento.