Unicamp e Samsung ampliam parceria

Texto: Adriana Arruda
Fotos: Mayra Cioffi

Docentes envolvidos no projeto reúnem-se em workshop e, após ano repleto de bons resultados, parceria é estendida

Público presente no Workshop era de cinquenta pessoas

Nos dias 5 e 6 de dezembro de 2013, a Agência de Inovação Inova Unicamp, o Instituto de Computação da Unicamp e a Samsung promoveram um workshop de resultados. Neste evento, os docentes envolvidos nos projetos colaborativos em pesquisa e desenvolvimento entre a Universidade e a empresa apresentaram os resultados obtidos no ano. O workshop contou com a presença de diversos profissionais da Samsung, entre eles Vera Bier, Diretora da Área de Pesquisa e Desenvolvimento, Fernando Koch, Diretor de Pesquisa, e Miguel Lizárraga, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento.

O evento foi realizado no Instituto de Computação da Unicamp e a abertura foi realizada pelo professor Milton Mori, Diretor Executivo da Inova Unicamp, que explicou o funcionamento e o escopo de atuação da Agência no âmbito universidade-empresa. “Somos responsáveis pelas áreas de propriedade intelectual, transferência de tecnologias, empreendedorismo tecnológico e parcerias em projetos colaborativos em P&D na Unicamp. A Inova é gestora do Parque Científico e Tecnológico e nosso foco é ampliar a interação com empresas como a Samsung para, assim, fortalecer a inovação na Universidade”, afirmou.

Milton Mori, Diretor Executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp

A parceria da Unicamp com a Samsung iniciou-se em setembro de 2012 e possui um diferencial, já que inclui a provisão de equipe dentro da Universidade para gestão administrativa dos projetos. A parceria com pesquisadores do Instituto da Computação (IC) e da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) conta com todo o apoio e intermediação da Inova na formatação dos projetos e é um exemplo bem sucedido deste modelo. Devido aos resultados positivos dos projetos iniciais, a parceria da Unicamp com a Samsung já havia sido ampliada em 2013, onde foram iniciados novos projetos de fevereiro a novembro. Por conta dos bons resultados obtidos, a parceria acontecerá também em 2014.

Atualmente, a Samsung realiza projetos com o IC e a FEEC. “Os projetos em parceria com a Samsung englobam o desenvolvimento de plataformas computacionais móveis e áreas multidisciplinares em que os envolvidos colaboram de maneira conjunta, o que é muito positivo em um projeto de pesquisa. Considero esta uma parceria muito benéfica e acredito que irá se expandir ainda mais nos próximos anos”, analisa o professor Anderson Rocha.

Professor Anderson Rocha em palestra no Workshop

Durante este primeiro ano do andamento dos projetos, houve publicações de artigos e participações em congressos. Para Miguel Lizárraga, a parceria com a Unicamp gerou bons resultados e deve ter continuidade. “Acreditamos na excelência em pesquisa da Unicamp e nos sentimos orgulhosos com este trabalho. Nosso objetivo é desenvolver novas pesquisas e produtos no próximo ano em conjunto com os docentes e alunos envolvidos nos projetos. Este workshop é essencial para destacarmos as principais realizações e traçarmos os próximos passos para continuar essa parceria de sucesso”, afirma o Gerente P&D da Samsung.