I. Systems é vencedora da Competição de TI e Inovação em São Paulo

Texto: Luana Ruiz

Fotos: Isaias Teixeira da Silva

A I. Systems, empresa filha da Unicamp, foi a vencedora no Estado de São Paulo da Competição de TI e Inovação do Reino Unido. A competição é uma iniciativa da UK Trade& Investment (UKTI) e do British Consulate-General, que vai selecionar sete empresas do setor de TI em todo o país para conhecerem – com as principais despesas pagas por uma semana – o Reino Unido como opção de internacionalização.  No Estado de São Paulo, a competição foi organizada com o apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp.

Primeira ganhadora do país, a I.Systemas é uma empresa de software especializada em automação industrial e sediada em Campinas, que foi constituída pelos ex-alunos da Unicamp: Igor Santiago, Danilo Halla, e Ronaldo Silva, engenheiros de computação; e Leonardo Freitas, mestre em engenharia elétrica.

A final da competição aconteceu no dia 18 na Unicamp, quando 10 empresas semifinalistas apresentaram seus trabalhos para a banca avaliadora composta por Raquel Kibrit, Gerente de Investimentos da UKTI, Pierre Couldry, Consul Honorário de Sua Majestade Britânica em Campinas, Rosana Jamal, presidente do Grupo Unicamp Ventures, Sandro Rigo, professor do Instituto de Computação da Unicamp, ​e Rafael Zornoff, Gerente de Serviços Financeiros e Profissionais da UKTI.

Entre os itens avaliados na final, estava o plano de internacionalização da empresa. “O prêmio beneficia diretamente empresas que pretendem se internacionalizar a partir do Reino Unido, portanto um modelo de negócios com o planejamento de internacionalização claro era o diferencial na avaliação”, comentou Raquel.

Sobre internacionalização da empresa, Santiago esclareceu que a empresa já estava planejando desde o ano passado. “O mercado europeu é um mercado significante e extremamente importante para o crescimento da empresa”, disse Santiago.

Como prêmio, a I. Systems participará do Rio Info Europe 2014, bem como de programação a ser desenvolvida pelo UKTI, com hospedagem e passagem aérea por uma semana patrocinada pela Campanha GREAT Britain. A agenda contemplará eventos e reuniões para conhecer o mercado de TIC britânico e verificar oportunidades de negócio para sua empresa.

Veja o ranking final da competição:

colocada – I. Systems

Startup criada em 2010, promove melhora a eficiência e redução da poluição de indústrias, com o Leaf, produto desenvolvido que utiliza inteligência artificial.

Equipe: Igor Santiago, engenheiro de computação, CEO,  Ronaldo Silva, engenheiro de computação, Diretor de Desenvolvimento, Danilo Halla, engenheiro de computação, Diretor de Aplicação e Leonardo Freitas, mestre de engenharia elétrica, Diretor Comercial.

2º colocada – GPNX Tecnologia da Informação Ltda.

A empresa oferece tecnologia digital para que times de futebol implementem estragégias para adquirir, reter e monetizar sua base de fãs. A tecnologia da GPNX gerencia cerca de 1 milhão de usuários do Flamengo, Botafogo e Ambev em parceria com o grupo de marketing esportivo britânico CSM.

Equipe: Manuel Guimarães, Co-Founder e CEO, Israel Nacaxe, Co-Founder e VP of Businnes Development, Evgenii Sapozhnikov, CTO

3º colocada – Neger Tecnologia e Sistemas Ltda

Empresa brasileira de base tecnológica atuando há 26 anos em Telecomunicações, Internet e Sistemas de Defesa e Segurança Pública. A empresa produz o Amplificador de Sinal Celular NEGER, que aumenta o nível de sinal das operadoras de celulares em lugares remotos e desenvolveu a Plataforma de Brasileira de Bloqueio de Sinais de Radiocomunicações, em que bloqueia o sinal dos aparelhos celulares. A empresa já implementou a plataforma em 23 presídios no estado de São Paulo.

Equipe: Eduardo Neger, fundador e presidente, Telmo Teramoto, Gestor de Pesquisa, Engenharia e Inovação.

4º colocada – Virtua Avionics

Empresa criada para desenvolver software e hardware direcionados à prática de simulação de voo para entretenimento, com aplicativos que permitem aos usuários simularem voos através de smartphones e tablets, e treinamento, projeto em desenvolvimento que pretende simular voos em ambientes idênticos ao real.

Equipe: Amauri Souza, Co-fundador e engenheiro, Ricardo Dutra, Co-fundador e engenheiro e Helton Volascos, Co-fundador e engenheiro.

5º colocada – Tigra Telecom

Disponibiliza no mercado soluções para a redução de custos em chamadas telefônicas de celulares, tanto para o consumidor final como para o corporativo, provisiona uma aplicação móvel que intercepta chamadas e as redireciona automaticamente utilizando rotas de menor custo.

Equipe: Fabiano Lucchese, engenheiro de computação e Eduardo Huerta, cientista da computação.