Unicamp e BASF firmam parceria em prol de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias

São Paulo, 20 de Fevereiro de 2014 – Com o objetivo de identificar novas tecnologias para a geração de produtos e soluções que beneficiem os mercados agrícolas e saúde animal, a BASF e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), representada pela Agência de Inovação da Unicamp (Inova), acabam de firmar um acordo de cooperação técnica para estabelecer projetos colaborativos até o ano de 2019.

A parceria tem um maior foco no desenvolvimento de tecnologias para o segmento agrícola nas culturas de soja, cana-de-açúcar, milho, frutas e verduras. A finalidade é implementar projetos que atendam às demandas mercadológicas identificadas pela multinacional alemã e de interesse comum da instituição de pesquisa, sempre priorizando soluções sustentáveis.

De acordo com o professor João Marcos Travassos Romano, diretor de Parcerias e Projetos Colaborativos da Inova, o acordo realizado trará benefícios mútuos. “A BASF é uma companhia inovadora e essa filosofia vai ao encontro dos objetivos da Inova para fortalecer as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação entre universidade e setor privado”, complementa Romano.

“Para a BASF,  o acordo de cooperação com a Unicamp vai fomentar ainda mais o uso de tecnologias inovadoras para aprimorar a pesquisa no nosso País”, diz Ademar De Geroni Junior, diretor de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para a América Latina. “Além disso, a companhia reafirma seu compromisso na busca por soluções que contribuam para uma agricultura mais produtiva e sustentável”, complementa De Geroni.

Sobre a Inova Unicamp

A Agência de Inovação Inova Unicamp é o Núcleo de Inovação Tecnológica da Unicamp e tem a missão de identificar oportunidades e promover atividades de estímulo à inovação e ao empreendedorismo, ampliando o impacto do ensino, da pesquisa e da extensão em favor do desenvolvimento socioeconômico sustentado. Neste sentido, é o órgão da Unicamp que combina as funções de gestor da propriedade intelectual, de apoio à pesquisa colaborativa financiada por empresas, de transferência de tecnologias e de estímulo ao empreendedorismo tecnológico. Mais informações sobre a Inova estão em www.inova.unicamp.br/site ou nos perfis da Agência no Facebook e no Twitter @InovaUnicamp

Sobre a BASF

A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e para proteção de cultivos, até petróleo e gás. Nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias atender as atuais e futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando nutrição saudável e melhoria da qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa estratégia corporativa: “We create chemistry for a sustainable future” – Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de     € 72.1 bilhões em 2012 e contava com mais de 110 mil colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com.br ou nos perfis corporativos da empresa no Facebook (BASF Brasil) e no Twitter (@BASF_brasil).

As vendas na América do Sul totalizaram, aproximadamente, 3.7 bilhões em 2012 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall – empresa situada na Argentina, voltada a produção de petróleo e gás).

Na América do Sul, a BASF contava com mais de 7.000 colaboradores em 31 de dezembro de 2012.

Sobre a Divisão de Proteção de Cultivos

Com vendas de €4,7 bilhões em 2012, a Divisão de Proteção de Cultivos da BASF oferece soluções inovadoras na proteção de cultivos, gramados e plantas ornamentais, controle de pragas e saúde pública. O nosso portfólio também inclui tecnologias para tratamento de sementes e controle biológico, bem como soluções no gerenciamento de água, nutrientes e saúde da planta. A Divisão de Proteção de Cultivos da BASF é uma líder inovadora que auxilia os agricultores a otimizar a produção, melhorar a eficiência dos seus negócios e aumentar a qualidade de vida da população mundial em constante crescimento. Mais informações podem ser obtidas no endereço www.agro.basf.com.br, ou siga-nos nas redes sociais: http://www.agro.basf.com/agr/AP-Internet/en/content/news_room/social_media/index