Inova seleciona bolsistas em diversas áreas

Texto: Vanessa Sensato

A Agência de Inovação Inova Unicamp abriu inscrições para receber currículos de alunos da graduação interessados em trabalhar em projetos na Agência relacionados à propriedade intelectual, transferência de tecnologias e empreendedorismo. Serão 28 bolsas no escopo do Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Os alunos selecionados trabalharão diretamente na Inova ou em projetos de empresas incubadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).

Segundo a diretora de propriedade intelectual da Inova Unicamp, Patrícia Leal Gestic, este é o primeiro ano em que alunos terão a possibilidade de desenvolver um projeto no escopo do Programa PIBITI dentro da Inova “o trabalho na Agência está diretamente relacionado às diversas categorias de projetos do PIBITI, por isso podemos agregar muito conhecimento e experiência aos alunos interessados em ingressar na área de desenvolvimento tecnológico e inovação”, esclarece a diretora.

O PIBITI contempla seis categorias de projetos. Na Inova, o foco será em principalmente quatro categorias: prospecção de mercado e de empresas interessadas em tecnologias patenteadas; prospecção do potencial de inovação dos resultados de pesquisa; desenvolvimento de modelos de negócios para uma tecnologia e gestão da inovação em empresas start-up.

Alunos da Unicamp e de fora da Universidade podem inscrever-se. “Buscamos  alunos de graduação cursando entre 2º e 4º semestre com bom desempenho acadêmico. O candidato deve ser dinâmico, pró-ativo, focado em resultados, curioso, autodidata, interdisciplinar e deverá se expressar com clareza e objetividade, sendo indispensável o interesse por informações de mercado”, coloca a diretora.

A Inova receberá currículos de alunos interessados nas bolsas até o dia 14 de março. Veja os requisitos e como se inscrever no site da Inova. O valor da bolsa oferecida é de R$400,00.

Sobre o PIBITI

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) é um programa do CNPq que tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. Estas bolsas têm período de vigência de doze meses, iniciando-se no mês de agosto de cada ano. O PIBITI obedece às mesmas Normas e Calendário do PIBIC na Unicamp e tem os mesmos princípios gerais normativos, regulamentados através da Resolução Normativa CNPq RN-017/2006.