Conselho de Startups divulga nova chamada para empresas de base tecnológica interessadas em mentoria

Texto: Adriana Arruda

Foto: Felipe Christ

Empresas de base tecnológica podem se inscrever em nova chamada do Conselho de Startups, iniciativa conjunta do Grupo Unicamp Ventures e da Agência de Inovação Inova Unicamp com o apoio da IVP (Inova Ventures Participações). O Conselho de Startups é um programa gratuito que tem como objetivo ajudar empresas de base tecnológica da região de Campinas na alavancagem dos seus negócios. Cada empresa selecionada receberá apoio estratégico, de mercado e de gestão,  de executivos e empreendedores de sucesso que apoiam o programa. As inscrições para o Conselho de Startups são gratuitas e os interessados devem preencher a ficha de inscrição no site do Unicamp Ventures. As vagas para o Conselho são limitadas pelo número de mentores e os melhores projetos serão selecionados pelos conselheiros.

De acordo com a presidente do Unicamp Ventures, Rosana Jamal, em 2014 o programa está sendo aprimorado tanto para mentores como para as empresas. “O grupo de mentores aumentou em quantidade, qualificação e diversificação de mercado. As empresas também poderão contar com suporte em temas mais abrangentes, como operacionais e produto. Em todos os casos, a Inova Unicamp  e o Unicamp Ventures buscarão  identificar o mentor mais adequado para o mercado e fase de crescimento das empresas selecionadas”, explica.

Rosana Jamal, presidente do Unicamp Ventures, em palestra no Desafio Unicamp

O Conselho é formado por executivos e empreendedores de sucesso focados no desenvolvimento e alavancagem de empresas de base tecnológica em estágio inicial e com alto potencial de crescimento. “As empresas recebem mentoria de acordo com suas necessidades e pelo tempo que os conselheiros acharem necessário”, ressalta Rosana. A cada três meses, empresas e mentores receberão um questionário de avaliação da mentoria. Como há limitação no número de mentores, Rosana explica que o Conselho seleciona os melhores projetos submetidos e os convidam para participarem do programa. “No entanto, caso alguma empresa desista ou abram mais vagas, outras inscritas poderão aguardar na lista de espera para iniciarem o aconselhamento”, coloca.

Para Mariana Zanatta, gerente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, iniciativas como o Conselho de Startups auxiliam no fomento ao empreendedorismo tecnológico e fortalecem este ecossistema da região. “A Inova apoia o Conselho justamente por proporcionar uma sinergia entre a academia e o mercado. Com a possibilidade de receber mentoria e, futuramente, até um aporte financeiro, empresas de base tecnológica se sentem ainda mais motivadas a crescerem e encontrarem boas oportunidades de negócios”, ressalta.

Para mais informações sobre Conselho de Startups, acesse http://unicampventures.com.br/conselho-de-start-ups/.

Sobre o Unicamp Ventures

O Unicamp Ventures é a rede de relacionamento formada por empresários ex-alunos, ex-professores, empreendedores e executivos que passaram pela Unicamp. Seu objetivo é fortalecer o relacionamento entre os próprios empreendedores, visando intensificar a troca de informações, promover o desenvolvimento tecnológico e a geração de inovação. Além disso, a rede potencializa a sinergia entre as empresas na busca de oportunidades de mercado, apóia e estimula programas da Universidade relacionados à criação de empresas nascentes e difunde e valoriza a contribuição tecnológica da Universidade e das empresas.

Sobre a Inova Unicamp

A Agência de Inovação Inova Unicamp é o Núcleo de Inovação Tecnológica da Unicamp e tem a missão de identificar oportunidades e promover atividades de estímulo à inovação e ao empreendedorismo, ampliando o impacto do ensino, da pesquisa e da extensão em favor do desenvolvimento socioeconômico sustentado. Neste sentido, é o órgão da Unicamp que combina as funções de gestor da propriedade intelectual, de apoio à pesquisa colaborativa financiada por empresas, de transferência de tecnologias e de estímulo ao empreendedorismo tecnológico.

Sobre a IVP

A IVP (Inova Ventures Participações S/A) foi formada a partir de uma iniciativa do grupo Unicamp Ventures e do Conselho de Startups, o programa de mentoria do Unicamp Ventures, no qual empresários bem sucedidos apoiam empresas de base tecnológica da região. Seu objetivo é acelerar o desenvolvimento e lançamento destas empresas, fornecendo inteligência de mercado, experiência na gestão de empresas e no desenvolvimento de produtos de base tecnológica e capital para que a empresa possa se desenvolver nesta fase crítica.