Os desafios no alinhamento das pesquisas tecnológicas

Embora a colaboração entre Empresas e Universidades tenha gerado inúmeros pedidos de patente, ainda há um longo caminho a ser percorrido até as tecnologias chegarem ao mercado. As pesquisas brasileiras voltadas para inovação são realizadas, em grande parte, dentro das Universidades, o que faz com que seja necessária uma interação entre Universidade-Empresas para o desenvolvimento de tecnologias e para que elas possam chegar ao mercado. Dentro dessa questão, as patentes, que podem ser depositadas em co-titularidade quando há colaboração, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de novas tecnologias, mas, segundo Patrícia Leal Gestic, diretora de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação Inova Unicamp, o grande desafio é o alinhamento das expectativas entre as partes envolvidas.

Leia aqui a reportagem na íntegra, publicada no Valor Econômico.