Plataforma criada por empresa filha é certificada pelo Gecopa

Texto: Carolina Octaviano

Fotos: divulgação

A empresa Requisito Tecnologia, filha da Unicamp – passando pelo processo de pré-incubação na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) – e atualmente incubada na Incubadora de Empresas da Universidade Federal de Goiás (PROINE), lançou a Plataforma Vida, projeto chancelado pelo Grupo Executivo da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 (Gecopa), que permite a criação de inúmeros aplicativos voltados para saúde, esporte e bem-estar, servindo como uma solução para diagnósticos e prescrições tanto na área de saúde, como no esporte. A plataforma permite ainda utilizar aplicativos já criados, tendo como objetivo a padronização da qualidade de atendimento técnico e com isso garantir níveis mínimos de qualidade de atendimento por parte dos profissionais da saúde e do esporte.

“A arquitetura da solução é sua maior inovação. Ela consiste de um Sistema Multiagentes, uma técnica de Inteligência Artificial (IA) que permite que vários aplicativos distintos (agentes) trabalhem juntos para gerar um resultado. Em nosso caso, os múltiplos aplicativos coletam e geram informações para que os Profissionais da Saúde e Esporte possam fazer diagnósticos e prescrições com altos níveis de assertividade”, afirma André Ramos, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Requisito Tecnologia.

A plataforma funciona da seguinte maneira: os profissionais ou empresas da área de saúde ou esporte criam seus próprios aplicativos técnico-científicos ou escolhem aplicativos prontos criados por profissionais de referência de suas respetivas áreas. Depois, basta instalar a Plataforma Vida para se ter acesso aos aplicativos. Para o usuário poder criar seus próprios aplicativos é necessário efetuar um cadastro, no qual os procedimentos técnicos são descritos. “Essa arquitetura diferenciada da solução permite que cada protocolo de atendimento da Saúde e do Esporte possa ser tratado como um aplicativo distinto. Com isso também foi possível inovar no modelo de negócio”, explica Ramos.

Ele lembra que a solução foi pensada para atender principalmente empresas públicas e privadas que gerenciem ou trabalhem com equipes de profissionais da saúde ou do esporte, tendo como possíveis usuários: academias; universidades; e programas do governo como a Estratégia Saúde da Família (ESF); o Programa Atleta na Escola; e o Programa Saúde na Escola (PSE).

O diretor de P&D&I da Requisito Tecnologia conta que espera que a tecnologia permita a criação do maior acervo de aplicativos voltados para esporte e saúde do mundo, levando em conta dois eventos esportivos de ordem mundial, que acontecerão no Brasil: a Copa do Mundo 2014 e as Olímpiadas de 2016. “Agora, o próximo passo é utilizar o arcabouço de tecnologias já criado para criar aplicativos técnicos para profissionais de saúde e esporte. A visão da empresa é possuir o maior acervo de aplicativos técnicos do mundo, até 2016. Até então já existem 70 aplicativos para a área médica, esportiva e nutricional e, até o final do ano, o número total deve ser, pelo menos 500, atendendo muitas outras áreas”, comenta.