Inova Unicamp divulga relatório de atividades 2013

Texto: Carolina Octaviano

A Agência de Inovação Inova Unicamp, Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unicamp, divulgou esta semana seu relatório de atividades 2013. O relatório compila os resultados da Universidade relacionados à gestão de propriedade intelectual, transferência de tecnologias, parcerias universidade-empresa, além da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) e do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

O relatório traz a descrição dos casos de licenciamento de tecnologias da Unicamp para empresas e relato sobre as parcerias mais expressivas no ano, como a conquista do maior contrato para desenvolvimento de projetos colaborativos entre a Unicamp e uma empresa, efetuado junto à Lenovo, maior fabricante de PCs do mundo e que irá investir nos próximos 5 anos cerca de 100 milhões de dólares na criação de centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) dentro da Universidade.

Sobre os resultados levantados no relatório, o diretor executivo da Inova Unicamp, professor Milton Mori, explica que está satisfeito. “Embora fosse um ano de transição de diretoria, pois assumi a diretoria em maio, podemos dizer que foi um ano memorável, com resultados além da expectativa para a Agência de Inovação Inova Unicamp em suas diversas áreas de atuação”, afirma Milton Mori, diretor executivo da Inova.

Dentre os indicadores da Inova, neste último ano, estão:  72 patentes depositadas junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e 4 patentes no exterior, 8 contratos de licenciamento e 15 contratos de pesquisa colaborativa assinados, 11 patentes de invenção concedidas e 866 patentes vigentes. No ano anterior, a Agência apresentou 73 pedidos de patente junto ao INPI, 1 patente depositada no exterior, 10 patentes de invenção concedidas e 821 patentes vigentes, dados que demonstram o crescimento de atuação da Agência neste último ano.

Outro fato marcante, em 2013, foi a revisão e mudança da missão institucional da Inova, buscando a adequação com a realidade atual da Agência, que passou a ser: “Identificar oportunidades e promover atividades de estímulo à inovação e ao empreendedorismo, ampliando o impacto do ensino, da pesquisa e da extensão em favor do desenvolvimento socioeconômico sustentado”.

De acordo com Mori, um dos principais objetivos da Agência foi assegurar que, mesmo com a transição de diretoria, fosse mantida a qualidade na prestação de serviço aos diferentes públicos, fato que foi alcançado ao longo da história da Inova: “Neste primeiro ano de gestão, à frente da Inova, uma grande preocupação foi assegurar que a Agência não só mantivesse a qualidade no atendimento à comunidade acadêmica, mas também passasse a ter papel mais proativo junto aos nossos parceiros comerciais”.

Para o diretor executivo da Inova, a dedicação da equipe em relação à busca por qualidade é um dos diferencias da Agência, além de ser motivo de orgulho. “É muito gratificante para mim fazer parte de uma equipe comprometida com o trabalho de qualidade e com espírito criativo e aberto. Estamos animados e confiantes para novos projetos inovadores bem-sucedidos”, conclui.

O relatório de atividades da Inova Unicamp está disponível online no link