Inova Unicamp integra debate sobre empreendedorismo da Amcham

Texto: Juliana Ewers

Foto: Divulgação AMCHAM

A formação de empreendedores e a consolidação de startups no mercado estiveram no centro de discussões do seminário realizado pela Amcham (American Chamber of Commerce for Brazil), nesta sexta-feira, dia 18, em São Paulo. Entre os convidados para o debate, mediado pelo diretor-executivo da Associação Brasileira de Startups Guilherme Junqueira, estava o diretor-executivo da Inova Unicamp, Milton Mori.

“O Brasil ocupa o 12º lugar em produção científica, mas a geração de negócios inovativos ainda está aquém da nossa capacidade. É difícil transformar pesquisadores em empreendedores”, afirmou Mori durante o evento.

Com mais de 3 bilhões de reais de faturamento gerados, as startups seguem em curva ascendente no país. No entanto, ainda esbarram em alguns desafios para conseguir se firmar. Despreparo dos empreendedores, insegurança jurídica e mentalidade restrita ao mercado local estão entre as questões apontadas pelos painelistas.

“O brasileiro tem capacidade para muito mais, só que o que está saindo ainda é muito pobre. As empresas brasileiras estão pouco expostas ao mercado internacional. Cadê essa inovação que não sai para o mercado?”, indagou o fundador e presidente do Anjos do Brasil, Cássio Spina.

“Inovação é um conceito com uma série de definições. Mas, em resumo, podemos dizer que inovar é investir em soluções e oportunidades, que geram negócios e, por fim, resultam em vendas. O empreendedor não pode gastar todo o tempo em uma incubadora desenvolvendo produto. Também precisa aprender a vender”, completou o diretor-presidente do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), da USP (Universidade de São Paulo), onde há hoje 130 empresas incubadas.

Além dos palestrantes citados, integraram o evento: Simara Greco, coordenadora do Projeto GEM no Brasil do IBQP (Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade); Samuel Meireles Dias e Sousa, coordenador do Programa Inovativa Brasil do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior); Hélio Moraes, sócio do Pinhão & Koiffman Advogados; Silvia Valadares, que é Startup Community Lead da Microsoft; e Descartes Teixeira, presidente do conselho do ITS (Instituto de Tecnologia de Software).

Na segunda parte do seminário da Amcham, foi montado um segundo painel de debates, no qual foram apresentados cases de startups incubadas no Brasil e em outros países. Eduardo L’Hotellier, cofundador e CEO do GetNinjas.com.br; Rodrigo Paolucci, fundador e CEO do Samba Ads; Ronaldo Bahia, cofundador e CEO do Job Convo; Daniel Ring, cofundador do Octopulse; Rui Miadaira, fundador e CEO do Carreira Beauty; e Eldes Mattiuzzo, sócio-fundador e CEO do Bidu; foram os nomes escolhidos para compor a mesa-redonda.

O evento contou com a presença de mais de 200 convidados.