Inova Unicamp e LabJor lançam Inovação – Revista Eletrônica de P,D&I em setembro

Texto: Juliana Ewers

A Agência de Inovação Inova Unicamp e o LabJor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo) lançam hoje, dia 29 de setembro, a primeira edição da Inovação – Revista Eletrônica de P,D&I, que está disponível aos leitores através do endereço eletrônico: www.inovacao.unicamp.br.

Retomando dois projetos anteriores – a revista impressa Conhecimento & Inovação e o Boletim Inovação Unicamp –, a revista eletrônica tem como objetivo central fortalecer o vínculo entre as instituições de pesquisa e o mercado.

“A Unicamp tem uma história, que vem já de alguns bons anos, nas iniciativas voltadas para o apoio, o incentivo e o desenvolvimento de programas de inovação, quer na forma de cursos, quer na modalidade de agências, como ocorre com a Inova e o seu primeiro embrião nos anos 1990 – o Escritório de Transferência de Tecnologia -, quer na linha da divulgação e do jornalismo científico e tecnológico. Neste campo, a universidade atuou também de modo pioneiro com duas experiências bem sucedidas – as da revista Conhecimento e Inovação e do Boletim Inovação Unicamp -, que constituíram o lastro e a base sobre que a Inova e o LabJor formularam em conjunto a proposta da nova revista Inovação, que, dentro da melhor característica da instituição, traz, desde o início, o traço com que se distingue sua tradição: ser inovadora, tratando de inovação”, analisa o editor-chefe da Inovação e coordenador do LabJor, Carlos Vogt.

Com a meta de tornar-se referência de informação sobre o segmento, a revista faz questão de apresentar os principais assuntos em pauta no cenário nacional e internacional, e que estão relacionados a pesquisa, desenvolvimento, inovação, empreendedorismo, gestão e economia. A Inovação contará em suas edições com a produção de especiais, reportagens, entrevistas, notícias, artigos, dicas de leitura e vitrines de empreendedorismo e tecnológica.

“Inovação só existe quando permite a transformação do conhecimento em riquezas para o país. É importante ampliar o impacto da pesquisa junto à economia regional, nacional e até mesmo internacional. Com a revista Inovação pretendemos dar visibilidade a importantes projetos em desenvolvimento no Brasil, além, é claro, de abordar assuntos que impactam nos negócios e nos mais variados setores da economia. A ideia é fortalecer a sinergia entre universidade e empresa”, afirma o editor-científico da Inovação e diretor-executivo da Inova Unicamp, Milton Mori.

A Inovação – Revista Eletrônica de P,D&I contará com atualizações semanais e, a cada quatro meses, trará uma reportagem especial que dará o tom à edição. A RTV Unicamp será responsável pela produção dos vídeos que irão compor a revista. E o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) firmou parceria com a Unicamp e irá colaborar com artigos para a publicação.