Analista de Empreendedorismo da Inova ministra palestra em evento de carreiras do SAE

Texto e foto: Vanessa Fujihira

Nesta quarta-feira, dia 23 de outubro, a Analista de Empreendedorismo da Agência de Inovação Inova Unicamp, Nathalia Andrade, ministrou palestra sobre o tema Empreendedorismo no encerramento do “Ciclo de Palestras: Carreira?! Simplesmente uma questão de escolha”, uma iniciativa da área de Estágios e Empregos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp, que aconteceu durante todo o mês de Outubro, com o objetivo de apresentar as principais habilidades e competências para o desenvolvimento profissional dos alunos.

Nathalia iniciou sua palestra explicando os conceitos de empreendedorismo e inovação para os participantes e estabelecendo os novos paradigmas atuais da sociedade da informação, que está em constante mudança, o que auxilia na disseminação dos dois conceitos tratados por ela. “Hoje, o empreendedorismo e a inovação estão bem mais presentes em nossas vidas. Antes, a inovação era bem mais retrita a grandes empresas; atualmente, é possível desenvolver e criar invenções no quintal de casa”, afirma Nathalia, citando os exemplos de importantes instituições como o Google, Facebook e Dropbox.

A palestrante também apresentou as atividades de promoção do empreendedorismo e inovação organizadas pela Agência de Inovação Inova Unicamp, explicando e respondendo às dúvidas dos presentes sobre a Disciplina de Propriedade Intelectual, Inovação e Empreendedorismo (AM037) e as bolsas PIBITI de iniciação tecnológica concedidas à Inova Unicamp para trabalhos nas áreas chaves da Agência, bem como para projetos na Incamp e empresas graduadas. Nathalia também esclareceu os detalhes sobre o Desafio Unicamp e o Inova Jovem, competições de modelos de negócios voltadas a interessados em empreendedorismo.

A apresentação também contou com a participação de Denis Siguemoto, ex-aluno da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp e co-fundador da DPR Engenharia, empresa na área de petróleo e gás, graduada pela Incamp. Siguemoto contou sobre a experiência de ser um empreendedor, desvendando mitos e revelando os desafios enfrentados. “Empreender é criar algo diferenciado que gere valor para alguém. Ganhar dinheiro é o resultado dessa motivação primária”, explica. O palestrante também reforçou a importância do ecossistema empreendedor e colaborativo na região de Campinas, na qual sua empresa se insere, e a importância de validar rapidamente o modelo de negócio. “Sair para o mercado e entender o cliente é primordial para que a empresa possa entregar um produto de valor pra sociedade”, ressalta Siguemoto.