Inova Unicamp lança campanha para ampliar divulgação de softwares

Texto: Vanessa Sensato

A Agência de Inovação Inova Unicamp lança esta semana uma campanha para ampliar a divulgação dos softwares desenvolvidos na Universidade. A campanha parte de um convite para que os desenvolvedores façam um vídeo explicando o conteúdo, a aplicabilidade e o diferencial do software. Os vídeos enviados para a Agência serão publicados em uma vitrine digital de vídeos no site da Agência.

“Nosso objetivo é informar a comunidade interna e externa sobre as tecnologias desenvolvidas na Unicamp e despertar o interesse para conseguirmos mais investidores para as tecnologias”, afirma Patrícia Leal Gestic, diretora de propriedade intelectual da Inova Unicamp. Patrícia acredita que há muito potencial a ser explorado entre os softwares desenvolvidos na Unicamp. “Somente no ano passado, dois dos oito licenciamentos de tecnologias da Unicamp foram licenciamento de softwares, mas sabemos que ainda há um grande mercado inexplorado para o licenciamento de softwares tanto para empresas já estabelecidas, como para empresas startups criadas pelos alunos”.

A diretora explica que um dos softwares licenciados em 2013 é um sistema para a gestão de tecnologia na área da saúde. O sistema desenvolvido pelo grupo do professor José Wilson Bassani, do Centro de Engenharia Biomédica da Unicamp, foi licenciado para o Hospital Mário Gatti. A aplicação da tecnologia em outros hospitais é tão promissora que já estão em processo dois novos licenciamentos também para hospitais públicos. Já o segundo licenciamento de software em 2013 foi para uma empresa startup, criada por um aluno. O software educacional voltado para dispositivos móveis e computadores, chamado 3D Class, foi desenvolvido pelo grupo do professor Eduardo Galembeck, no Instituto de Biologia, e licenciado para a empresa Opusphere, atualmente incubada no Núcleo Softex Campinas. “Queremos mais casos como estes, que promovem benefício social direto e a criação de novas empresas, bem como de postos de trabalho, a partir de software desenvolvido na Unicamp”, comenta a diretora.

Passo a passo da campanha

A campanha é voltada a todos os autores da Unicamp com registro de software realizado por meio da Inova. Instruções sobre o vídeo e a campanha estão disponíveis no site da Inova.

Os autores de software que ainda não fizeram o registro podem fazê-lo no link abaixo: https://www.inova.unicamp.br/sici/visoes/VisaoPC.php

Mais informações no e-mail software@inova.unicamp.br.