Concluído segundo módulo da especialização em Propriedade Intelectual

Texto: Carolina Octaviano

Foto: Diogo Monteiro

Foi concluído no último dia 21 de março o segundo módulo do curso de especialização em Propriedade Intelectual, com ênfase em inteligência tecnológica, que é oferecido pela Agência de Inovação Inova Unicamp, a Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) e a Faculdade de Engenharia Química (FEQ), que tratou do tema “Inovação”.

Este módulo foi aberto pela diretora de Propriedade Intelectual da Inova e coordenadora de conteúdo da especialização, Patrícia Leal Gestic, e ministrado pela Professora Maria Ester Dal Poz – Doutora em Filosofia e Professora da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp – e por Adriana Baraldi – bioquímica de alimentos, Mestre em administração de empresas e integrante do Fórum de Inovação da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O módulo “Inovação” tratou dos temas: Conceitos de Inovação de valor e de Inovação; entendendo o processo de inovação e as implicações para políticas de inovação; Inovação de valor; Inovação tecnológica de produto; Difusão da Inovação; Cases de Negócios Inovadores; Cases: open innovation (go case) e (no go case); Conceituação de inovação; tipos de inovação; Inovação disruptiva versus Inovação Sustentada; Inovação incremental versus  Inovação radical; Fontes da Inovação; Difusão das Inovações; Gerenciamento da Inovação; Funil da Inovação; e Indicadores de Inovação.

Na opinião de Adriana, os alunos do curso se mostraram bastante participativos e as aulas foram bem dinâmicas e interativas. “Desejamos que haja uma harmonização de conhecimento nesta área, que é bem abrangente. É importante que os alunos tenham uma visão harmonizada sobre o sistema de inovação. Achei muito interessante o fato de haver diversos advogados, embora o curso seja formado por alunos de diversas áreas”, afirma.

Patrícia também frisa o interesse dos alunos pelo curso. “Os alunos ficaram bem interessados pelo tema e foram estimulados a elaborar atividades para reforçar o conteúdo de inovação de valor”, comenta. A diretora de PI da Inova reitera ainda a importância da interação com outras instituições. “A Inova está estabelecendo uma interface cada vez mais ampla com a área de novos negócios e inovação da FGV, através do Fórum de Inovação”, revela.

O próximo módulo, que teve início no dia 27 de março, aborda“Novos Negócios”, sendo ministrado por Marcílio Oliveira, sócio e diretor de operações da empresa-filha Sensedia, e Rafael Belani, diretor de inovação aberta da Basf.