Software Experience acontecerá no dia 11 de junho

Texto: Carolina Octaviano

A primeira edição da Software Experience, feira de softwares que busca reunir os criadores e desenvolvedores dos programas de computador registrados em nome da Unicamp com investidores da área de Tecnologia de Informação (TI) e representantes de empresas do segmento, vai ser realizada no próximo dia 11 de junho, das 10 às 13 horas, na Casa do Lago. O evento oferecerá, além de palestras sobre temas relacionados à TI, a apresentação dos modelos de negócios dos pesquisadores e docentes participantes desta edição e de iniciativas de grupos ligados à Unicamp, como a Urubus AeroDesign e o Sumô LEGO da RoboCore. Interessados em participar do evento devem se credenciar aqui.

“A inspiração para criar o Software Experience, um evento exclusivamente dedicado aos softwares criados na Unicamp, se deve a ampla gama de oportunidades em nosso portfólio para startups e para empresas já estabelecidas. Oportunidades tanto para divulgação de nossas competências internas como também divulgação de criações da Unicamp disponíveis para exploração”, conta Patrícia Leal Gestic, diretora de Propriedade Intelectual da Inova e idealizadora do projeto. Ela frisa que a multidisciplinaridade da Unicamp também estará presente no evento, uma vez que há softwares de diversidades unidades e disponíveis para várias áreas de aplicação. “Somos uma universidade com um enorme potencial no segmento de TI para diversas aplicações seja na área de segurança, agrícola, saúde, ensino, telecomunicações, óleo e gás entre outras. Nossos desenvolvedores não se restringem as faculdades de Ciências da Computação (IC) e a Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), e sim, um talento observado em inúmeras faculdades e institutos da Unicamp”, defende

A Software Experience levará ao público vários programas de computador que foram desenvolvidos na Unicamp. O Bioscanner 3D corresponde aos softwares integrados (TDL1, GDLI, Bframe, Fusaframe) capazes de promover uma reconstrução tridimensional de frutos e materiais biológicos, permitindo visualizar informações de bioatividade e tendo aplicações em áreas tais como produção agrícola e biologia celular. Já o Classifica Tomates, que objetiva classificar e selecionar tomates de acordo com o formato, cor e a presença ou não de defeitos no fruto, pode ser aplicado em plantas condimentícias.

Os softwares Astronumos e Gaspra buscam a automatização no processamento e exibição de imagens astronômicas e apresentam aplicação em processamento de dados, assim como o MATVOX, que busca facilitar o uso e a aprendizagem de ferramentas matemáticas para pessoas com deficiência visual. Enquanto o ControleSMS permite o controle e monitoramento a distância de qualquer tipo de equipamento eletrônico ligado a um computador via SMS e possui aplicações em telecomunicações e radiocomunicação, o sistema Hestia 3.1 foi criado para anamnese em deficiências sensoriais, sendo voltado à neurologia infantil e podendo ser utilizado para fins médicos, odontológicos e de serviço social.

Por último, com aplicação na área de engenharia ambiental, o programa RD1D analisa efluentes em meio aquático tem aplicação em captação, tratamento e abastecimento de água e o programa REDESIM pode ser utilizado como ferramenta de apoio para o ensino de escalonamento em redes de computadores, voltado para a área de pesquisa e inovação tecnológica. Confira os vídeos e os perfis destes programas de computador aqui

Competição de Pitches

A feira contará com uma competição entre os softwares apresentados por um dos responsáveis pelo desenvolvimento do software. Essa apresentação ocorrerá em forma de Pitches com duração de cinco minutos cada, com o intuito de expor os modelos de negócios adotados pelos participantes para seus softwares. Por este motivo, eles foram submetidos a duas etapas de capacitação: o Workshop de Business Model Canvas (BMC) com Stephen Fleming, vice-presidente e diretor executivo do Instituto de Inovação e Empreendedorismo (Enterprise Innovation Institute) da Georgia Tech – evento que também é parte do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica, competição de modelos de negócios a partir de tecnologias desenvolvidas na Unicamp – e também de um treinamento de Pitch, no qual os participantes puderam ter contato com práticas e técnicas para apresentar seus modelos de negócio, em poucos minutos, a investidores e interessados.

Em 2015, a iniciativa, que ainda aceita associação com empresas patrocinadoras ou apoiadoras, conta com o patrocínio da RedEmprendia e com o apoio da TecMundo, a Dextra, a Samsung Ocean e a startup Opusphere.

Inscreva-se e saiba mais sobre o evento em:  https://www.inova.unicamp.br/softwareexperience/

Empresas e marcas que ainda queiram se associar a este evento, por meio de patrocínio ou apoio, devem encaminhar e-mail para o endereço: softwareexperience@inovaunicamp.org