Com 77 depósitos, Inova Unicamp bate recorde de pedidos de patentes em 2014

Texto: Juliana Ewers

Fotografias: Daniella Orsi

A Agência de Inovação Inova Unicamp bateu recorde histórico de depósito de patentes no Brasil em 2014. Foram 77 solicitações junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Até então, o maior número de pedidos de patentes em um único ano era de 2012, com 74. Em 2013, haviam sido feitos 71 depósitos.

A informação foi divulgada pelo diretor da Agência de Inovação Inova Unicamp, Milton Mori, durante entrevista coletiva realizada hoje. Também participaram do encontro com a imprensa a diretora de Propriedade Intelectual, Patrícia Leal Gestic; a diretora de Parcerias, Iara Ferreira; e a pesquisadora do Hemocentro, que teve patente depositada no ano passado, Ângela Luzo.

De acordo com os dados do Relatório de Atividades da Agência de Inovação, ainda foram feitos 12 pedidos de patente via PCT (Tratado de Cooperação de Patentes, sigla em inglês) e um depósito no exterior em 2014. Com isso, a universidade chega a 935 patentes vigentes. A expectativa, segundo o diretor-executivo da Inova Unicamp, Milton Mori, é de ultrapassar a marca de mil patentes vigentes até o fim de 2015.

Em 2014, a Inova Unicamp recebeu 103 comunicações de invenção. E 20 pedidos de registro de programa de computador.

Parcerias

No ano passado, a Agência de Inovação Inova Unicamp prospectou diretamente 110 empresas. As tratativas geraram oito convênios de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e 11 licenciamentos de tecnologia. Ao todo, são 60 contratos de licenciamento vigentes. E os ganhos econômicos (royalties, taxa de acesso à tecnologia, entre outros) são da ordem de R$ 1.112.177,34 – quase o dobro do captado no ano anterior (2013). Entre as empresas parceiras estão: Hitachi, Padtec, Ericsson, PSA Peugeot Citroen do Brasil, Natura, L’oréal, Basf, ShowCase PRO, Astro 34, Rheabiotech, HT Nutri, Ourofino e Cargill.

Empreendedorismo

A Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp) fechou 2014 com 44 empresas graduadas. E implementou o edital de fluxo contínuo para seleção de interessados nos programas de incubação. Com isso, a seleção não tem prazo definido para realização de inscrições, permitindo os candidatos encaminharem seus formulários em qualquer período do ano. Informações: www.incamp.unicamp.br

Empresas-filhas

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) detém hoje 326 empresas-filhas cadastradas, sendo que deste total 254 estão ativas, de acordo com levantamento realizado pela Inova Unicamp em setembro de 2014. As empresas-filhas já criaram 16.610 postos de trabalho. O Estado de São Paulo concentra 95% delas. Campinas é a preferida destes empreendedores que possuem vínculos com a Unicamp. Estão sediadas na cidade 171 delas. Na sequência, aparecem a capital, com 39, e as demais cidades da Região Metropolitana de Campinas, com 12. Há também companhias sediadas no Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Amazonas. E há ainda casos de empresas que são competidoras globais. O faturamento anual de todas as empresas é estimado em mais de R$ 2 bilhões.

Parque Científico e Tecnológico da Unicamp

A empresa INNOVA Energias Renováveis, que licenciou a tecnologia italiana de Pirólise a Tambor Rotativo, firmou convênio de P&D com a Unicamp em 2014 e se prepara para instalar sua primeira unidade de pesquisa no Brasil. Com um investimento da ordem de R$ 4 milhões – em três anos, considerando a aplicação em equipamentos, infraestrutura e pesquisa –, o laboratório da empresa será implantado no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Essa é a primeira empresa com proposta aprovada por meio do edital de seleção para instalação do Parque.

Todas as informações estão disponíveis no Relatório de Atividades 2014.