I.Systems vence Prêmio Brasil Alemanha de Inovação

Texto: Maria Eduarda Duarte

Foto: Divulgação

No último dia 12 de novembro, a startup I.Systems, empresa-filha da Unicamp, ficou em primeiro lugar no III Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação, na categoria “Startups e PMEs”. O evento aconteceu no Espaço Transatlântico, em São Paulo, dando continuidade à terceira edição do Seminário Brasil-Alemanha de Inovação. O projeto responsável pela vitória foi o Leaf Águas, criado em 2013 como uma solução inovadora em saneamento básico.

A empresa premiada foi fundada em 2007 pelos engenheiros da computação Igor Santiago, Ronaldo Silva, Danilo Halla e pelo matemático Leonardo Freitas, todos formados pela Unicamp. O caráter inovador da I.Systems, cuja especialidade é a otimização de processos industriais, fez com que ela recebesse, em 2013, o investimento do Fundo Pitanga. Isso ajudou a acelerar ainda mais o crescimento da empresa em número de funcionários, desenvolvimento de projetos e faturamento.

Equipes vencedoras das duas categorias do III Prêmio Brasil Alemanha de Inovação: “Startups e PMEs” e “Desafio”.

O projeto Leaf Águas aumenta a eficiência da distribuição de água para a população através do controle de pressão nas redes de abastecimento, além de ser vantajoso economicamente para as empresas que fornecem o serviço. O sistema já foi implementado pela companhia Prolagos, responsável pelo abastecimento de cidades como Búzios e Cabo Frio, apresentando resultados satisfatórios.

“A I.Systems passa por uma fase de forte expansão e a busca por novos mercados é uma tarefa contínua. Vimos no prêmio Brasil-Alemanha de 2015 uma ótima oportunidade de dar visibilidade para o Leaf Águas  e de estabelecer contatos que possam viabilizar a internacionalização de nossa solução.”, avalia Tiago Ferreira, integrante da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da I.Systems.

O Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação é uma iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e tem como objetivo detectar empresas com esforços inovadores e dar a elas oportunidades através do estímulo de parcerias e realização de negócios.

A premiação é dividida em duas categorias, “Desafio” e “Startups e PMEs”, na qual a I.Systems foi vencedora. Nela se encaixam empresas com faturamento de até R$ 60 milhões que tenham desenvolvido produtos ou processos com resultados positivos e impactantes para um negócio ou para a população.

As empresas vitoriosas ganharam uma viagem para a Alemanha e poderão participar de uma feira no segmento em que atuam, além de ter a oportunidade de conhecer Institutos de Ciência, Tecnologia e Inovação do país.

Integrantes da empresa I.Systems.

Sobre as empresas-filhas da Unicamp

Empresas filhas são aquelas cujos sócios fundadores ou sócios atuais são pessoas que já tiveram ou têm algum vínculo com a Unicamp. Empresas incubadas ou graduadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) também entram nessa categoria. Ao agrupar esses empreendimentos, a Universidade busca ter com eles uma relação mais íntima e fornecer condições favoráveis para a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologia nas suas áreas de atuação.