Empreendedorismo é tema em Congresso de IC

Nesta quarta-feira, 19 de novembro, a Inova Unicamp marcou presença no segundo dia do XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Na ocasião, Mariana Zanatta Inglez, gerente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e responsável pelo setor de empreendedorismo da Agência de Inova Unicamp, ministrou palestra sobre empreendedorismo e inovação tecnológica. A apresentação contou com a presença de cerca de 500 alunos da Unicamp e do Cotuca (Colégio Técnico de Campinas).

Com o tema “Empreendedorismo como opção de carreira: a experiência de ex-alunos”, Mariana abordou a importância da inovação e do espírito empreendedor no cenário atual, no qual há rápido desenvolvimento tecnológico e grande fluxo de ideias, ressaltando a mudança de parâmetros no cotidiano das empresas. “Cada vez mais, as empresas e instituições querem inovar, tanto em seus processos, quanto no seu posicionamento. O lema agora é: inove ou fique para trás”, reforça. No entanto, ela reforça a necessidade de atentar que uma ideia nem sempre corresponde a uma inovação, pois, para ser de fato algo inovador, é fundamental que ela seja absorvida pelo mercado.

Mariana também explica que o empreendedorismo vem se consolidando como alternativa às opções de carreira tradicionais – como a acadêmica e como um trabalho formal em grandes empresas ou no setor público -, havendo um maior interesse nos estudantes em abrirem seu próprio negócio. “Em pesquisa recente realizada pela RedEmpreendia em parceria com a Inova, foi detectado que 48% dos alunos da Unicamp desejam empreender”, revela.

A palestrante também ressaltou exemplos de sucesso entre ex-alunos da Unicamp, que optaram pela carreira de empreendedor e construíram empresas consolidadas no mercado, como é o caso dos fundadores das empresas-filhas Movile, CI&T, Griaule, Grupo Prepara e Kaizen, exemplos das mais de 286 empresas-filhas ativas hoje no mercado. “Segundo levantamento recente da Inova Unicamp, o conjunto de empresas-filhas da Unicamp faturaram, em média, mais de R$3 bilhões e geraram cerca de 19 mil empregos”, comemora a gerente.

Para concluir, Mariana apresentou as diversas atividades promovidas pela Agência para a promoção do empreendedorismo e da inovação tecnológica, com destaque para a Incamp (Incubadora de Empresas da Unicamp), a disciplina de empreendedorismo, inovação e propriedade intelectual (AM037) e as competições de empreendedorismo Desafio Unicamp e Software Experience.

Também estiveram presentes no evento, a professora Gláucia Pastore, pró-reitora de pesquisa da Unicamp, e o professor Fernando Coelho, assessor da Pró-reitoria de Pesquisa (PRP). “Trazer este assunto exposto pela Inova, de forma leve e clara, é fundamental para chamar a atenção dos alunos do potencial do empreendedorismo e apresentar este outro lado. Muitos não têm noção do que pode ser feito se somado esta veia empreendedora da Unicamp ao elevado conhecimento tecnológico aqui produzido”, diz Coelho.

Neste mesmo dia, houve a avaliação dos projetos que concorrem ao Prêmio Inova de Iniciação à Inovação na área de Biológicas. A Inova Unicamp também contou com um estande no Congresso, onde o público pode tirar dúvidas sobre as áreas de atuação da Inova e participar de um sorteio de GreenBelt, oferecido pela FM2S. No segundo dia de Congresso, também ocorreu uma palestra sobre empreendedorismo tecnológico com Rochel Montero, professor doutor titular da UFMG.

Sobre o evento

O XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp acontece de 17 a 19 de novembro, no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp. O evento é promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp e objetiva apresentar os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos de graduação das principais áreas do conhecimento: Exatas e Tecnológicas; Biológicas; e Humanas.