Inscrições abertas para a segunda edição da Software Experience

Texto: Carolina Octaviano

Desenvolvedores que tenham software registrado em nome da Unicamp já podem se inscrever para a segunda edição da Software Experience, feira de software que busca reunir os desenvolvedores de programas de computador com investidores da área de Tecnologia de Informação (TI) e representantes de empresas do segmento. Interessados em participar podem se cadastrar, individualmente ou em equipes de até 5 pessoas, pelo site. O prazo de inscrição se encerra em 14 de abril.

“A Unicamp tem feito alguns eventos direcionados a patentes e faltava mostrar o nosso portfólio em relação a software registrado”, conta o professor Milton Mori, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, sobre a motivação para criar o evento. Mori aponta ainda para a importância de divulgar as tecnologias inovadoras desenvolvidas na Universidade. “Além de ser uma oportunidade para mostrar as tecnologias desenvolvidas aqui para empresas que buscam efetuar licenciamentos, eventos deste tipo são importante pois demonstram a preocupação da Unicamp em desenvolver inovações tecnológicas para a sociedade”, aponta.

A iniciativa irá fornecer aos participantes capacitação em modelos de negócios, por meio do Workshop de Business Model Canvas (BMC) – que será realizado em 16 de abril, no escopo do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica – e um treinamento online de Pitch, que ocorrerá em meados do mês de maio.

Os responsáveis pelos seis melhores projetos participarão de vídeo para divulgação de suas tecnologias, além de se apresentarem na Competição de Software, que ocorrerá durante a feira, em 9 de junho, na Casa do Lago, Unicamp.

Durante a feira de software, o projeto vencedor pela banca avaliadora – formada por investidores e profissionais com vasta experiência em empreendedorismo e inovação tecnológica – vai receber certificados, troféus e a quantia de mil reais em dinheiro, como forma de incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias e a participação de docentes, alunos e pesquisadores da Unicamp na iniciativa.

A edição deste ano da Software Experience tem como patrocinadores a Griaule Biometrics, a Matera Systems, a Embraer e a Informática de Municípios Associados (IMA). Para saber mais sobre a Software Experience, acesse: www.inova.unicamp.br/softwareexperience

Software Experience 2015

Com o programa de computador Astronomus e Gaspra –  que objetiva a automatização no processamento e exibição de imagens astronômicas, tornando possível, desta forma, indicar um conjunto de imagens com certas características, informar qual filtros devem ser utilizados, executar o processamento e, por fim, visualizar as imagens da forma mais propícia possível – o desenvolvedor Fábio Andrjauskas – mestre em processamento de alto desempenho e processamento de imagens astronômicas  – foi o grande vencedor da primeira edição do evento. Além do software desenvolvido por ele, também participaram da Competição as tecnologias: Bioscanner 3D, Controle SMS, Hestia 3.1, MATVOX, REDESIM e Reliable VN. A iniciativa forneceu ainda vídeos de divulgação para os programas de computador Classifica Tomates, RD1D, Segredos e Virabrequim, que também estiveram expostos ao público durante a mostra.

Os vídeos sobre estas tecnologias podem ser visualizados aqui.

Leia a reportagem sobre a primeira edição da Software Experience: https://www.inova.unicamp.br/node/3570