Workshop na USP apresenta novas pesquisas com compostos bioativos dos alimentos

O potencial de diversas substâncias para a promoção da saúde e combate a doenças será discutido em evento do Centro de Pesquisa em Alimentos.

Nos próximos dias 6 e 7 de junho, em São Paulo, o Centro de Pesquisa em Alimentos (Food Research Center) realiza o I Workshop Compostos Bioativos dos Alimentos. O evento, que é dirigido ao público interno, acontece nas dependências da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP). Seu objetivo é apresentar e discutir os resultados de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas por alunos de pós-graduação e pós-doutorado orientados por integrantes do FoRC.

“Tratam-se de estudos clínicos com humanos e pré-clínicos em ratos e camundongos, e com modelos celulares, feitos com várias substâncias, a exemplo dos polifenólicos e dos carotenoides”, explica o professor Thomas Ong, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. “Já há diversas evidências de que os compostos bioativos dos alimentos exerçam diferentes ações biológicas associadas à promoção da saúde, aumento do bem-estar e redução do risco de aparecimento determinadas doenças crônicas”, afirma. “Os resultados dessas pesquisas caminham neste sentido.”

A professora Adriana Mercadante, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, que integra o FoRC, fará uma apresentação sobre “Prospecção de ésteres de carotenoides em alimentos, tecidos e plasma humanos: estratégias e desafios”.

Programação – As pesquisas serão apresentadas em sessões. Ao final de cada uma, haverá uma mesa-redonda para avaliar os projetos em andamento e discutir as estratégias adotadas. “Vamos avaliar o que está no caminho certo e o que pode ser melhorado”, conta. O evento, acrescenta ele, será fechado com uma reunião entre os coordenadores dos projetos, na qual se discutirá as possíveis interfaces desses estudos com outros pilares do FoRC.

O FoRC é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Reúne cientistas de várias instituições do Estado, todos eles atuando com alimentos e nutrição. Suas pesquisas são divididas em quatro pilares: Sistemas Biológicos em Alimentos; Alimentos, Nutrição e Saúde; Qualidade e Segurança dos Alimentos; e Novas Tecnologias e Inovação.

“As pesquisas com compostos bioativos a serem apresentadas no workshop vêm sendo realizadas principalmente no âmbito do pilar ‘Alimentos, Nutrição e Saúde’. Agora, com os resultados desses estudos, pretendemos trabalhar de forma transversal com os demais pilares, visando novos processos e produtos”, afirma Ong. “Trata-se de um avanço importante para um CEPID multidisciplinar, que tem cerca de 30 integrantes, e diversas linhas de pesquisa de interesse”, finaliza.