Ceres tem tecnologia que melhora eficiência energética de refrigeradores domésticos

Texto: Carolina Octaviano

Foto: divulgação

Finalista do Desafio Unicamp 2016, a equipe Ceres desenvolveu seu modelo de negócios utilizando um dispositivo de condensação evaporativa desenvolvido na universidade e que melhora a eficiência energética de refrigeradores domésticos, promovendo uma redução de 15% no consumo mensal de energia elétrica. Em outras palavras, a tecnologia utilizada pela equipe promove economia e também apresenta benefícios para o meio ambiente.

Quer assistir à Final do Desafio Unicamp 2016? Inscreva-se aqui!

“A eficiência é atingida pela substituição do ar como meio de troca térmica, que é o meio de condensação convencional de sistemas de refrigeração, por água em contato com a superfície do condensador”, afirma Lucas Hara, aluno da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp e representante da equipe Ceres, que tem como segmento de clientes as distribuidoras de energia elétrica e empresas de eletrodomésticos linha branca.

Hara lembra que as distribuidoras de energia possuem meta de aplicação de 0,5% de seu ROL em projetos que envolvem a temática eficiência energética. “A CPFL, por exemplo, possui cerca de 19 bilhões de reais relativos ao ROL. Analisando os 0,5% e, destes, 20%, há um potencial de aproximadamente 18 milhões de reais para o nosso negócio para apenas uma distribuidora. Além disso, no Brasil há 64 distribuidoras de energia elétrica, ou seja, há um grande potencial de mercado”, aponta.

Dentre as possibilidades de projetos energéticos já desenvolvidos por estas empresas está a substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED e a troca de geladeiras usadas por novas. Entretanto, Hara lembra que esta última proposta possui um alto custo de desenvolvimento e ocasiona o descarte desse tipo de eletrodoméstico. “O que a nossa tecnologia oferece é um equipamento a ser instalado nas geladeiras já existentes, sem formação de resíduo e com investimento bem menor do que os projetos já realizados”, defende.

Um dos motivos que levaram a Ceres a selecionar esta tecnologia é o fato dela ter sido desenvolvida na Engenharia Química, pelo mentor acadêmico e professor Vivaldo Silveira Junior, o que possibilita a aplicação dos conhecimentos da equipe: “a tecnologia escolhida chamou nossa atenção por estar ligada à economia de energia, que é um assunto muito discutido recentemente, principalmente devido à queda na produção de energia das hidrelétricas com a escassez de chuvas ano passado. Como o sistema envolve troca de calor­, um conhecimento dominado pela equipe, decidimos escolher a tecnologia”.

Embora a presença do mentor tenha sido importante para um aprofundamento sobre a tecnologia, Hara diz que a equipe não teve dificuldades no desenvolvimento do modelo de negócios e que, desde o princípio, já vislumbravam a oportunidade de focarem seu negócio nas empresas que distribuem eletricidade. “Não tivemos dificuldade em desenvolver nosso modelo de negócio: a ideia inicial foi realizar a venda de nosso produto para as distribuidoras de energia”, frisa. A possibilidade de investir também no mercado de empresas fabricantes de refrigeradores surgiu posteriormente, pois os integrantes do grupo não pretendiam se limitarem a apenas um segmento de clientes.

“Nosso mentor empresarial, Carlos Fróes, foi fundamental para o aprimoramento de ambos modelos de venda, pois por possuir uma empresa ligada diretamente a eficiência energética, a KNBS, seus conhecimentos e conselhos foram fortes pilares para concretizarmos nossas ideias”, corrobora Hara.

Os membros da Ceres Catarina da Silva Gonçalves, Melina Yurie Mituo e Zoroastro Alves de Souza Neto, alunos da graduação em Engenharia Química, pretendem seguir carreira empreendedora e comentam que a experiência no Desafio Unicamp foi um diferencial para que desenvolvessem habilidades determinantes para esta decisão. Eles pretendem buscar soluções inovadoras para a concretização de projetos, sempre procurando impactar positivamente a sociedade. “Os aprendizados durante essa jornada foram inúmeros: o domínio da criação de um canvas, negociação com clientes, resiliência perante as dificuldades encontradas e a procura de soluções fora da caixa são lições que certamente levaremos para a vida toda”, ressaltam.

Para assistir à final do Desafio Unicamp, cadastre-se em:

Mais informações sobre o Desafio Unicamp aqui