Incamp abre edital para seleção de empresas

Adriana Arruda

Estão abertas as inscrições para empresas interessadas em fazer parte de novos projetos na Incamp – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp gerenciada pela Agência de Inovação Inova Unicamp. A seleção é feita por meio de edital, que está selecionando projetos em dois programas: Inova Semeia e Inova Cultiva. O Inova Semeia apoiará interessados em transformar uma ideia a ser validada em um novo empreendimento. De acordo com Roberto Lotufo, diretor executivo da Inova Unicamp, não é preciso ter uma empresa criada para participar desse programa e é possível usufruir do Inova Semeia por um ano. “Os ingressantes irão estruturar seu modelo de negócios e desenvolver a viabilidade técnica do projeto”, explica o diretor. Já o Inova Cultiva apoiará novos empreendimentos visando o seu crescimento, podendo a empresa ficar incubada por até três anos. As empresas que ingressarem no Inova Cultiva validarão seus modelos de negócios e trabalharão para captação de recursos financeiros, clientes e projetos de P&D com a Unicamp.

Segundo Lotufo, as empresas poderão usufruir dos serviços do espaço nos dois projetos – como utilização de salas específicas, telefone, sala de reunião, auditório e acesso à internet, bem como participação em palestras e treinamentos promovidos pela Incamp. As empresas ainda terão acompanhamentos realizados por parte da equipe da Inova Unicamp. De acordo com Lotufo, o local propicia um ambiente de sinergia, já que as empresas compartilham espaço físico, valores e experiências. “Sob gestão direta da Inova Unicamp, a Incubadora auxilia na criação de novas empresas de base tecnológica por meio da oferta de infraestrutura e de capacitação dos empreendedores. As empresas selecionadas nos programas terão acesso à rede de networking da Unicamp, mantendo proximidade com os laboratórios de pesquisa e, sobretudo, com a comunidade acadêmica da Universidade”, ressalta. Dessa maneira, a incubação de empresas é uma forma de incentivar a inovação tecnológica no país. “A universidade está ajudando na criação empreendimentos a partir de ideias tecnológicas, aumentando a experiência brasileira neste assunto tão estratégico para o desenvolvimento sócio-econômico do país.”, esclarece Lotufo.

O edital possui taxa de inscrição no valor de R$ 100 e os interessados nos programas Inova Semeia e Inova Cultiva não precisam necessariamente ter vínculo com a Unicamp. As inscrições para os programas poderão ser realizadas até o dia 30 de abril e o edital está disponível na página da Inova, em https://www.inova.unicamp.br/incubadora/processo-seletivo. Para dúvidas e informações, entre em contato com através do e-mail incamp@unicamp.br ou pelos telefones (19) 3521 2604 / (19) 3521-2558.

Sobre a Incamp

Criada em 2001 e incorporada a Agência de Inovação Inova Unicamp em 2003, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) é um ambiente que estimula a criação e protege o desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica por meio da oferta de infraestrutura e de capacitação tecnológica e gerencial para novos empreendedores. Como a Incamp está localizada dentro da Unicamp, as empresas incubadas se beneficiam da proximidade dos laboratórios e dos recursos humanos da Universidade e de um ambiente inovador, propiciado pela atuação em rede da Inova Unicamp.