Correio Popular | Unicamp cria máquina para tratar síndrome pós-covid

Dra. Luciana Palhares no Hospital de Clínicas da Unicamp

Dra. Luciana Palhares no Hospital de Clínicas da Unicamp

Texto: Gilson Rei/Correio Popular | Foto: Ricardo Lima/Correio Popular

Um aparelho de fácil acesso e baixo custo que auxilia no tratamento de doenças respiratórias – como câncer de pulmão, asma, enfisema pulmonar e síndrome pós-covid-19 – promete ser uma importante ferramenta para pacientes e para a Medicina. O novo dispositivo atua na área de fisioterapia respiratória e é indicado para quadros de fraqueza muscular respiratória decorrente de várias doenças, substituindo equipamentos importados e descartáveis.O novo dispositivo foi criado por um grupo multidisciplinar de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para atuar na Terapia Muscular Respiratória (TMR).

Uma das integrantes do grupo multidisciplinar, Luciana Campanatti Palhares, médica fisioterapeuta do Hospital de Clínicas da Unicamp (HC-Unicamp), explicou que uma das vantagens é a dupla função do dispositivo: permite a inspiração e a expiração. “Existem equipamentos importados semelhantes que são de alto custo e que só existem de forma separada, ou seja; um aparelho para inspirar e outro para expirar. Ambos são caros e descartáveis. No tratamento com importados é necessário ter muitos aparelhos e isso inviabiliza para a grande maioria dos pacientes, mesmo no sistema Público de Saúde”, comentou.

O aparelho desenvolvido permite o uso duplo em um só dispositivo que não é descartável. “Com isto, o aparelho auxilia na realização de exercícios que proporcionam a melhora no quadro de dispnéia, que é a sensação de insuficiência respiratória, ocorrida em pacientes com fraqueza nos músculos usados na respiração”, comentou.