Transdiciplinaridade entre arte e tecnologia é destaque na discussão de webinar promovido pelo IA e a Inova

Imagem é um print da tela do evento com todos os palestrantes de câmera aberta

Programação abordou a colaboração e troca de experiências nacionais e internacionais

Texto: Leonardo Scramin Florindo

A Agência de Inovação Inova Unicamp e o Instituto de Artes da Unicamp (IA) promoveram o Webinar Inovação no campo das artes, no dia 2 de setembro, com discussões sobre como a inovação acontece e pode ser estimulada no âmbito artístico. O evento foi gratuito e teve palestrantes nacionais e internacionais, com tradução simultânea (inglês/português) realizada pelo Coletivo Intérpretes.

A abertura do Webinar foi feita pela professora. Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp, que destacou a importância da aproximação da inovação com as artes. “Esse é um campo muito fértil que tem que ser melhor explorado”, declarou Frattini.

Dando sequência ao evento, a professora Mariana Baruco Machado Andraus, diretora associada do Instituto de Artes da Unicamp, apresentou a expansão do conceito de inovação, ligado às relações entre arte e tecnologia.

“Historicamente, a arte sempre demandou por tecnologias para expressar em matéria seus sobrevoos e ideais”, comentou Andraus.

Em seguida, Emma Salgard, responsável pelos programas de fomento à inovação nos setores das Artes, Humanidades e Ciências Sociais da Universidade de Cambridge (Inglaterra) e Elif Akçalı, docente na Universidade da Flórida (EUA), apresentaram os projetos que estão sendo desenvolvidos internacionalmente, com foco no tema do debate: Inovação no setor artístico – como as universidades pensam a inovação e a criatividade.

A participação das duas reforça a parceria entre a Inova e instituições internacionais, fortalecendo a relação entre a Unicamp e outras universidades prestigiadas no mundo, colaboração fundamental para troca de experiências.

A segunda parte do evento, com foco nos casos de referência do Instituto de Artes da Unicamp, contou com a participação da professora Rachel Zuanon, que  apresentou a Rede de Cooperação Transdisciplinar em Pesquisa e Inovação – DASMind.

“A Rede DASMind dedica-se à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação advindos da cooperação entre diferentes áreas do conhecimento, com o conceito de ambientes e produtos homeodinâmicos, tendo o ser humano no centro da questão, corroborando com os processos metabólicos de regulação da vida”, explicou Zuanon.

E ainda, o professor José Augusto Mannis tratou sobre os desafios de fazer a conexão entre a pesquisa e o mercado, com itinerários criativos, destacando o poder de transformação do ser humano.

“A inovação também ocorre no campo das humanidades, ela pode ser uma maneira diferente de ver as coisas e de inovar as formas de conhecimento, de inovar as maneiras de chegar a bons resultados. Todos os seres vivos que podem se adaptar tem capacidade inventiva”, argumentou Mannis.

Também participou do evento a doutora em Música pelo Instituto de Artes da Unicamp, Ana Maria Paes Leme Carrijo Abrahão, vencedora na categoria voto popular em 2020 no Programa Transforme sua Pesquisa em Negócio. Ana Maria Paes desenvolveu um canal de apoio a pais e educadores no processo de desenvolvimento da criança por intermédio da música.

Durante todo o evento os participantes puderam fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema com os convidados. O Webinar Inovação no campo das artes está disponível na íntegra no canal da Inova Unicamp no YouTube.

As apresentações dos palestrantes podem ser baixadas abaixo:

Emma – Cambridge Enterprise

Elif – University of Florida