CBN Campinas | Faturamento de empresas-filhas da Unicamp chega a R$ 16 bilhões

Mulher branca cabelos castanhos, veste blusa rosa e saia cinza e posa para foto em frente a um letreiro escrito INOVA

O faturamento das empresas-filhas da Unicamp alcançou R$ 16 bilhões, o dobro do registrado em 2020. Os dados constam em relatório da Agência de Inovação Inova Unicamp, que acaba de ser divulgado. Esse resultado corresponde ao faturamento anual de 1.019 empresas-filhas ativas até setembro deste ano. A maioria dos empreendimentos é de micro e pequenas empresas, mas o aumento do faturamento entre 2020 e 2021 pode ser atribuído ao crescimento das médias e grandes empresas, e também dos negócios avaliados em mais de 1 bilhão de dólares.

De acordo com a professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp, grande parte das empresas-filhas são de cunho tecnológico, que teve aumento de demanda na pandemia.

“Elas têm recebidos investimentos significativos do Governo Federal, na forma de Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e também do Governo do Estado, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), para que elas permaneçam ativas e possam aumentar as suas capacidades de produção e de faturamento”, pontua.

Acesse a reportagem completa aqui

O Relatório das Empresas-filhas da Unicamp 2021 completo está disponível para download gratuito aqui