EPTV | Unicamp desenvolve teste que detecta Covid-19 por técnica de cor e em até 5 minutos

Pesquisador jovem de cabelos escuros, usa máscara e jalecos azuis e segura microfone em entrevista no laboratório

A tecnologia para produção de testes rápidos da Covid-19 desenvolvida pela Unicamp em parceria com a Universidade da Pensilvânia (UPenn), nos Estados Unidos, foi destaque na abertura do Jornal da EPTV 2ª edição, desta quinta-feira (18). O método usa a técnica colorimétrica que indica a presença do vírus pela mudança de cor do cotonete usado na coleta, com resultado em até cinco minutos.

O docente e pesquisador William Reis de Araújo foi entrevistado pela jornalista Larissa Castro e pelo repórter cinematográfico Antonio Carlos Mendes, no Laboratório de Sensores Químicos Portáteis da Unicamp. O acesso da equipe de reportagem foi autorizado pelo Comitê de Crise do Instituto de Química.

William explicou que diferente do RT-PCR, o novo método detecta a partícula viral:

“O vírus contém o que chamamos de proteínas spike e essas espículas vão se ligar na superfície do cotonete funcionalizado, proporcionando a detecção de baixas cargas virais, ou seja, quando a pessoa está no começo da infecção”, disse na entrevista.

Para assistir à reportagem completa do Jornal da EPTV clique aqui.

Leia também a matéria original da Inova Unicamp disponível aqui..