CNN Brasil | Unicamp desenvolve remédio para câncer na bexiga

Apresentador homem e apresentadora mulher interagem com informações em tela em estúdio de TV

A tecnologia desenvolvida na Unicamp com patente e marca registrada, OncoTherad, foi tema do quadro Correspondente Médico,  no programa Novo Dia, da CNN Brasil, na edição desta quinta-feira (2). O neurocirurgião Fernando Gomes falou sobre o avanço que o medicamento apresenta para o tratamento do câncer de bexiga.

Saiba mais sobre o OncoTherad 

OncoTherad (Oncology Therapy Adjuvant) é um imunoterápico adjuvante que atua, como tratamento complementar do câncer de bexiga, na melhora da resposta imunológica por meio de dois mecanismos de ação. Ele ativa as células de defesa para reconhecimento e ataque aos tumores, enquanto reduz a formação de metástase e vasos sanguíneos que alimentam o câncer, com isso também diminui a resistência dos tumores a tratamentos convencionais, como a quimioterapia.

A tecnologia foi licenciada com exclusividade para a spin-off NanoImmunotherapy Pharma, formada por docentes e pesquisadores da Unicamp.  A patente da tecnologia foi concedida nos Estados Unidos pelo United States Patent and Trademark Office (USPTO, na sigla em inglês). O pedido de patente também foi depositado com a estratégia feita pela Agência de Inovação Inova Unicamp no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), no Brasil, e no European Patent Office (EPO), o escritório de patentes da Europa, ambos em fases avançadas de exame.