Band Cidade | Novo stent promete revolucionar cirurgia

professor de máscara e jaleco brancos é entrevistado pela Band Campinas sobre nova geração de stent

Tecnologia da Unicamp para produção de stent por impressão 3D com uso de um novo material polimérico foi destaque em reportagem do Jornal Band Cidade.

Os pesquisadores do Instituto de Química da Unicamp, Marcelo Ganzarolli de Oliveira, Matheus Fernandes de Oliveira e Laura Caetano Escobar da Silva foram entrevistados pela repórter Bárbara Guimarães e pelo repórter cinematográfico Pedro Sardeli e explicaram a inovação envolvida nos dispositivos absorvíveis.

“Esse novo stent que nós desenvolvemos é um stent de material polimérico, material plástico, que é totalmente absorvido pelo organismo. A ideia é que ele exerça a sua ação de desobstrução da artéria e depois desapareça”, explicou o professor e pesquisador Marcelo Ganzarolli de Oliveira.

A tecnologia é considerada uma grande inovação, pois permite que o dispositivo seja customizado para cada paciente. ” Conseguimos fazer o stent no comprimento e diâmetro específico das veias de cada paciente que vai ser implantado”, disse a pesquisadora Laura da Silva.

A tecnologia conta com pedido de patente depositado pela Inova Unicamp no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e resolve alguns dos grandes problemas enfrentados pelos implantes cardíacos disponíveis no mercado.