Ingrediente que substitui gordura trans tem patente concedida no INPI

Dois copos de vidro com óleo em diferentes consistências e um frasco com pó branco do Microcap

A tecnologia foi licenciada pela Noviga, empresa-filha da Unicamp, e resultou no Microcap, um produto que pode ser aplicado em diversos alimentos e até bebidas

Texto: Comunicação/Inova Unicamp | Foto: Divulgação

Uma tecnologia desenvolvida na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp com o apoio do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e licenciada para a startup Noviga, empresa-filha da Unicamp, teve a patente concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A invenção consiste em um ingrediente microencapsulado que atende à necessidade de substituição da gordura trans com função estabilizante e estruturante muito parecida. A patente resultou na criação do Microcap, um produto comercializado pela foodtech campineira para a produção de diversos alimentos que precisam manter a cremosidade, como biscoitos, cremes, margarinas, chocolates e bebidas.

“Este registro no INPI reconhece a inovação tecnológica que sai da universidade para a sociedade. Sinto uma enorme satisfação de fazer parte de todo este processo. Foram muitos desafios e ótimas oportunidades. Estamos levando a ciência ao mercado para melhorar a alimentação de todos”, disse Maria Cristina Mascarenhas, diretora técnica da empresa-filha e coautora da patente.

O processo usa nanotecnologia para obtenção de cristais microencapsulados de gordura. Esses cristais permitem produzir uma gordura mais saudável e bastante semelhante, na consistência, textura, aparência e sabor à gordura trans, que será eliminada dos alimentos industrializados até 2023.

Entre as principais vantagens da tecnologia está a flexibilidade na utilização dos cristais em forma de pó, de fácil manuseio e armazenagem. Outros diferenciais do processo são a cristalização acelerada, a formação de redes cristalinas mais homogêneas e o incremento na textura da gordura obtida.

“Chamamos de pó mágico, porque basta adicioná-lo para modificar a estrutura da gordura. Ademais, você não fica preso a um tipo específico de gordura. É possível aplicar a tecnologia em diversos óleos vegetais, como o óleo de palma”, afirmou Mascarenhas em entrevista concedida para a Revista Prêmio Inventores, em 2018, quando a tecnologia foi licenciada.

A Noviga é exemplo de empresa-filha da Unicamp que recebeu financiamento do programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da Fapesp, para o desenvolvimento do produto final. Antes disso, Mascarenhas participou da competição de modelos de negócios, promovida pela Inova Unicamp. A equipe utilizou a tecnologia desenvolvida durante o doutorado da engenheira de alimentos e se classificou entre as três primeiras colocadas no Desafio Unicamp de 2015.