Proteína reduz níveis de açúcar e pode ser aliada no combate ao diabetes

medição de glicemia para controle de diabetes

Uma pequena proteína cuja origem são as células do corpo humano pode ter um grande papel no controle de diabetes. Em pesquisa com participação do Instituto de Química (IQ) da Unicamp com o Instituto de Ciências Biomédicas (IBC) da USP, cientistas descobriram que o peptídeo Ric4, sintetizado a partir de uma proteína produzida pelas células sanguíneas, aumentou a sensibilidade à insulina e reduziu a glicemia, ou seja, o nível de açúcar no sangue.

Os resultados do trabalho foram mostrados em artigo publicado na revista científica Pharmaceuticals no mês passado. Os estudos sobre a estrutura e as propriedades do Ric4, realizados em animais, geraram uma patente que pode dar origem a medicamentos para tratar a doença em alternativa à terapia com insulina.

O pedido de patente do peptídeo Ric4 foi depositado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) pela Agência de Inovação Inova Unicamp e pela Agência USP de Inovação (Auspin).

Artigo originalmente publicado no Jornal da USP e no VivaBem Uol.