Ecossistema de Campinas é finalista no Prêmio Nacional de Inovação

Placa escrita Núcleo e fachada do prédio ao fundo

Texto: Ana Paula Palazi | Foto: Pedro Amatuzzi/Inova Unicamp

O Ecossistema de Inovação de Campinas está entre os 5 finalistas no Prêmio Nacional de Inovação (PNI) em uma categoria inédita. A premiação é considerada a maior da área e tem como objetivo incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de inovação e gestão da inovação nas organizações e nos Ecossistemas de Inovação que atuam no Brasil.

Além de iniciativas de pesquisas, tecnologia e inovação do setor industrial e pequenas empresas, a 7ª edição do PNI contemplará pela primeira vez os Ecossistemas de Inovação. Esses ambientes são compostos por diferentes atores (governos, universidades e instituições) que articulam, interagem e cooperam entre si, estimulando iniciativas em benefício mútuo, para o desenvolvimento social, econômico e ambiental baseado em inovação.

Para participar do prêmio, Campinas precisou comprovar a implementação de ações e iniciativas que evidenciam o fortalecimento da rede regional de inovação. O Ecossistema local conta com o apoio de políticas públicas de incentivo à inovação, como a Lei da Inovação de Campinas, sancionada em dezembro de 2021, e tem histórico de atividades e resultados reconhecidos pela comunidade local, regional, nacional e até internacional.

O Ecossistema de Campinas foi enquadrado na subcategoria “Ecossistema de Inovação em Estágio Consolidado”. Os outros quatro finalistas que vão concorrem com o Ecossistema de Inovação de Campinas são o Parque Tecnológico de São José dos Campos, o Ecossistema de Inovação de Maringá, o Sistema Regional de Inovação do Oeste do Paraná (SRI Iguassu Valley) e o Ecossistema de Inovação de Curitiba (Vale do Pinhão).

A Agência de Inovação Inova Unicamp foi destacada no projeto submetido pelo Ecossistema de Campinas como Centro de Inovação regional. Desde sua criação em 2003, a Agência de Inovação da Unicamp vem implementando práticas que contribuem com a formação de um ambiente propício ao desenvolvimento de empresas de base científica e tecnológica, acelerando a transferência de conhecimentos produzidos na universidade.

O Parque Científico e Tecnológico e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp acolhem empresas de base tecnológica interessadas em desenvolver projetos de pesquisa com a Universidade ou impulsionar o negócio a partir de capacitações ofertadas. A Inova também organiza competições, como o Desafio Unicamp, que atrai quem deseja empreender, e Programas, como o Inova Jovem, que possibilitam o desenvolvimento de habilidades empreendedoras desde o ensino médio.

Em parceria com os governos, outras universidades, empresas e instituições, ambientes como o da Unicamp, acabam se tornando polos criativos que impulsionam o resultado de empresas e promovem o desenvolvimento social, econômico e ambiental de impacto para a região.

O Prêmio Nacional de Inovação é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os vencedores do Prêmio Nacional de Inovação Edição 2021/2022 serão anunciados na cerimônia de entrega que acontecerá no dia 8 de março de 2022, às 19h, com transmissão ao vivo pelo YouTube da CNI.

Confira os Ecossistemas de Inovação finalistas no Prêmio Nacional de Inovação.

Em estágio consolidado:

• Ecossistema de Inovação de Campinas