TV RECORD | Substância misturada com tinta promete destruir o vírus da covid-19 nos ambientes

Pesquisadores sentados conversam com repórter TV Thathi Tinta Cov

O desenvolvimento de um aditivo para tinta anti-Covid-19 foi divulgado no programa nacional Fala Brasil e no jornal local SP Record, ambos exibidos pela TV Thathi, afiliada da TV Record em Campinas.

As reportagens destacaram que a solução à base de cobre foi desenvolvida para ser misturada em tinta de parede e, por enquanto, tem tempo máximo de 24 horas de proteção. Mas, o objetivo é prolongar o efeito por meses. Mesmo que o ambiente receba o composto, outras medidas sanitárias não devem ser descartadas, como uso de máscara e a lavagem das mãos.

Os pesquisadores Éder Lopes e Laís Gabriel foram entrevistados para as reportagens e comentaram sobre as motivações que levaram ao desenvolvimento da solução e os benefícios da tecnologia. O aditivo metálico apresenta partículas dez vezes menores que as de um grão de areia. Além do formato, a natureza e o tamanho do cobre são controlados para alcançar o efeito antiviral.

O processo de produção do pó de cobre tem rotas simples que não alteram processos já conduzidos pela indústria.  O invento aguarda o interesse de empresas para ser licenciado e chegar ao mercado.

Assista à reportagem sobre a tinta anti-Covid-19 divulgada no programa Fala Brasil aqui.

Assista à reportagem completa sobre a tinta anti-Covid-19 veiculada no jornal SP Record: 

 

SAIBA MAIS