ACidadeON | Unicamp assina R$ 72 milhões em recursos para pesquisa em 2021

Foto aérea da Unicamp onde aparecem prédios, ruas e praças com foco no círculo do ciclo básico da universidade. fim da descrição

Da Redação | ACidadeON Campinas

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) assinou R$ 72 milhões em recursos voltados para pesquisa no ano passado. Ao todo são 86 convênios de pesquisa e desenvolvimento. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (22) pela universidade.

O número de parcerias foi, inclusive, um número recorde desde que o indicador passou a ser acompanhado pela Agência de Inovação Inova Unicamp em 2016. Os dados estão no Relatório Anual da Inova Unicamp, órgão da universidade responsável pela interação universidade-empresa com foco em inovação.

Ainda de acordo com a Unicamp, as cooperações tem como objetivo estimular a inovação em processos, produtos e serviços em diversas áreas e aceleram a transferência de tecnologias e conhecimentos desenvolvidos na universidade para o mercado.

Investimento

A professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp, disse que o resultado demonstrou a retomada de investimento do setor empresarial em pesquisas colaborativas com a universidade, mesmo com o valor total ainda inferior ao atingido em anos anteriores à pandemia.

“Depois de uma queda em 2020, o valor total dos convênios celebrados demonstrou clara recuperação. Ainda não voltamos aos patamares de 2018 e 2019, quando a universidade assinou mais de R$ 130 milhões em pesquisa com o setor empresarial por ano, mas os mais de R$ 72 milhões assinados em 2021, representaram um aumento de 65% com relação ao que foi fechado em 2020”, disse ela.

ACESSE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI.
LEIA O RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES DA INOVA UNICAMP 2021 AQUI.