Correio Popular | Unicamp atingiu novo recorde de patentes concedidas em 2021

A foto mostra uma casa cinza cercada de um muro baixo branco e de palmeiras. Na frente, um gramado verde e no fundo árvores altas, o tempo está nublado. Fim da descrição.

Por Rodrigo Piomonte/ Correio Popular | Foto: Ricardo Lima

Uma das maiores depositantes de patentes do país, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou que bateu seu recorde de patentes concedidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi), totalizando 129 concessões em 2021. O número é 27,7% maior do que o registrado em 2020.

Segundo os dados da instituição, divulgados ontem, 47 dos pedidos deferidos foram apresentados no ano passado. Os demais estavam tramitando desde anos anteriores. Com o resultado, a universidade atinge a marca de 1.276 patentes ativas em seu portfólio de tecnologias disponíveis para licenciamento.

Apenas no ano passado, 30 licenciamentos foram firmados junto a empresas parceiras, tornando-se a segunda maior marca da série histórica, ficando atrás apenas de 2020, quando foram 48 licenciamentos, a maioria relacionada a um software licenciado gratuitamente para uso de hospitais geridos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

ACESSE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI.
LEIA O RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES DA INOVA UNICAMP 2021 AQUI.