Hora Campinas | Unicamp bate recorde em convênios de pesquisa e desenvolvimento

Foto de pesquisador branco de cabelo preto curto mexendo em um equipamento. Ele usa máscara facial e um jaleco branco com logotipo da Unicamp. Fim da descrição.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) assinou 86 novos convênios de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com o setor empresarial em 2021, o que representa mais de R$ 72 milhões de recursos voltados à pesquisa. As parcerias aceleram a transferência de tecnologias e conhecimentos desenvolvidos na Universidade para o mercado.

O número representa recorde de projetos em colaboração com empresas assinados por ano pela Unicamp desde que o indicador passou a ser acompanhado pela Agência de Inovação Inova Unicamp em 2016. Os dados estão no Relatório Anual da Inova Unicamp, órgão da Universidade responsável pela interação universidade-empresa com foco em inovação.

Segundo a professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp, o resultado demonstra a retomada de investimento do setor empresarial em pesquisas colaborativas com a universidade, mesmo com o valor total ainda inferior ao atingido em anos anteriores à pandemia.

“Depois de uma queda em 2020, o valor total dos convênios celebrados demonstrou clara recuperação. Ainda não voltamos aos patamares de 2018 e 2019, quando a Universidade assinou mais de R$ 130 milhões em pesquisa com o setor empresarial por ano, mas os mais de R$ 72 milhões assinados em 2021, representaram um aumento de 65% com relação ao que foi fechado em 2020”, comemora Frattini sobre os resultados de parcerias em P&D com o setor empresarial. Naquele ano, foram 53 convênios.

ACESSE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI.
LEIA O RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES DA INOVA UNICAMP 2021 AQUI.